Defensoria Pública terá nova sede em Resende

0

RESENDE

A Defensoria Pública terá uma nova sede no município. O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco assinou nesta quinta-feira, dia 2, o contrato de locação para o novo espaço, no bairro Vila Julieta. A previsão é de que a nova sede seja inaugurada em setembro de 2022. A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no Casarão Penedo, no bairro Penedo, em Itatiaia. Participaram da assinatura do contrato o primeiro subdefensor geral, Marcelo Leão; a coordenadora da Baixada e do Interior, Raquel Ramos; o coordenador da Região 4, Felipe Bruno Cambraia, além da secretária de Engenharia da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Luciene Torres e do sócio da BPWL, empresa responsável pela reforma.

Rodrigo Pacheco também anunciou mais um defensor para Resende, totalizando cinco-Divulgação

O novo prédio da Defensoria Pública vai funcionar que fica na Rua Padre José Sandrup, 235 e terá aproximadamente, 620 metros quadrados de área construída. O local é quase quatro vezes maior do que a sede atual, de 160 metros quadrados, localizada no bairro Jardim Jalisco. A construção será no modelo built to suit (adequada à demanda) e ficará a cargo da BPWL, mesma empresa responsável pela sede que está sendo construída em Petrópolis.

O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, citou os benefícios da nova sede para a população e para os defensores. “Vamos ter uma sede que é quatro vezes maior que a atual sede da Defensoria Pública em Resende, que não tem condições de expandir. O espaço de espera e de acomodação da população será muito melhor. Além disso, as equipes da defensoria terão salas muito mais confortáveis. Toda a Defensoria ficará em um só lugar com espaço para mediação e para conciliação”, disse Rodrigo, salientando que o número de defensores públicos também vai aumentar. “A nova sede vai proporcionar a ampliação de mais um defensor público para município no próximo ano. Totalizando cinco no atendimento ao público”, salientou.

“Para assinarmos esse contrato, além da busca pelo imóvel e do diálogo com os colegas, foi fundamental a transformação da gestão da Defensoria Pública. Esse é um patamar que só chegamos a partir da efetivação da nossa autonomia. Se hoje conseguimos realizar 21 obras simultâneas em nossas sedes e tantas outras conquistas é graças à coragem de transformar a Denfesoria Pública do Rio de Janeiro em uma instituição efetivamente autônoma e que traz para si a responsabilidade de planejar o seu futuro a curto, médio e longo prazos”, ressaltou Pacheco.

ATENDIMENTO

A comarca de Resende é uma das maiores da região do Sul Fluminense e do Médio Paraíba. Somente em 2021, de janeiro a agosto, cerca de 4.500 casos processuais e não processuais foram abertos nos órgãos da Defensoria na cidade. No atendimento remoto, a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) registrou, neste mesmo período, 1.267 agendamentos e encaminhamentos por telefone ou app para o município. “Essa é uma das maiores comarcas da região e não tinha espaço suficiente para a equipe, quem dirá para atender o volume de assistidos da forma que eles merecem. A cerimônia de hoje não marca só uma parceria, mas mostra também o empenho de quem trabalha na Defensoria em melhorar a estrutura do órgão. Não somente por meio de novas sedes, mas principalmente por meio da manutenção das já existentes”, ressaltou a coordenadora da Baixada e do Interior, Raquel Ramos

NOVA SEDE

Na nova sede serão instaladas duas varas cíveis, duas de família, duas criminais e um núcleo de primeiro atendimento. Como área comum haverá recepção e sala de espera para 100 lugares, copa e sala de reunião, sanitários adaptados para equipe e público, depósito, além de vagas de estacionamento, cumprindo-se exigência do plano diretor municipal de verticalização das construções na cidade. “Desde maio de 2019 a Defensoria vem empregando esforços na busca de um espaço adequado para instalação da sede operacional em Resende. Um local que pudesse não só abrigar todos os órgãos de atuação com suas equipes, mas que também pudesse garantir acessibilidade e proximidade ao Fórum. Em abril de 2021 surgiu a oportunidade de locação do imóvel, que será construído pelo locador no modelo built to suit (construção para se adequar), conforme solicitado pela Defensoria”, disse a secretária de Engenharia da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Luciene Torres.

“Nós temos certeza do merecimento e de todo o trabalho excelente que é prestado em Resende, uma cidade muito promissora e que merece e precisa dessa nova sede”, acrescentou Luciene.

Deixe um Comentário