Debate temático – Porto Real: Que medidas serão adotadas para valorização do servidor público municipal?

0

AILTON MARQUES

Foto: Divulgação

 

Nos últimos anos, Porto Real enfrentou diversos desafios, potencializou suas qualidades, valorizando os servidores que participam da gestão, identificou carências, bem como planejou e colocou em prática novas e antigas demandas. Como prefeito, enxergo a administração pública como uma engrenagem coletiva, onde o pilar principal é a dedicação de todas as partes, sobretudo o compromisso com uma prestação de serviço de qualidade à população.

Pretendo revisar o Plano Municipal de Cargos e Salários do servidor, que é fundamental e atende a diversas reivindicações dos profissionais. O objetivo é reestruturar diversas carreiras,  garantindo o escalonamento por tempo de serviço e corrigindo alguns pontos importantes.

Também vou ampliar as oportunidades de cursos de qualificação e aperfeiçoamento oferecidos aos servidores. Acredito que profissionais capacitados e dedicados, exercem as suas funções com mais eficiência.

Revisaremos, ainda, o Estatuto do servidor. Conto com a participação efetiva da categoria nessa missão, sugerindo e propondo ideias. Fazendo do jeito certo, vamos avançar ainda mais.

ALEXANDRE SERFIOTIS

Foto: Divulgação

 

O servidor público é o maior patrimônio de um município, assim como seus moradores. É ele que faz a máquina pública andar, graças ao seu trabalho realizado dia e noite, com dedicação e empenho. O servidor público merece ser respeitado e valorizado. Infelizmente, nos últimos anos, não temos visto isso por parte da administração municipal. A começar pelo salário, que perdeu seu poder de compra. Os servidores também tiveram benefícios retirados ou reduzidos, como o plano de saúde, por exemplo. Também temos conhecimento da falta de material e equipamentos necessários para a realização de um bom trabalho. O que se percebe é que a atual administração não ouve as reivindicações do funcionalismo e não se abre para o diálogo, gerando um descontentamento geral.

No nosso governo, os servidores voltarão a ser respeitados e valorizados. Afirmo que voltarão porque sou testemunha do tratamento dispensado aos funcionários durante os dois mandatos seguidos do meu pai, Jorge Serfiotis, que foi de 2005 a 2012. Em primeiro lugar, por ser funcionário de carreira da administração municipal – licenciado no momento por ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em segundo, por ter ocupado, naquela oportunidade, o cargo de secretário de Saúde, e que me proporcionou contato direto com os funcionários não só da pasta, mas de outros setores.  No nosso governo, voltaremos a ter uma “Porto Real para todos” e o servidor público estará inserido de forma especial nesta reconstrução. Assim, as principais propostas para o servidor público são: reestruturação do plano de saúde para servidores concursados, contratados e terceirizados; valorização dos servidores com capacitação e reajuste salarial; reestruturação administrativa do município, cortando gastos desnecessários e valorizando o funcionário público e o cidadão; criação do Plano de Cargos e Salários do servidor municipal; ampliação da receita do município buscando novos investimentos privados; regulamentação da lei que rege a Guarda Municipal de Porto Real; criação do programa Qualifica Servidor, visando à melhoria contínua na prestação de serviço.

DRA. SILVIA BERNARDELLI

Foto: Divulgação

Primeiro eu gostaria de dizer que sou funcionária pública concursada da Prefeitura de Porto Real e também sofro na carne com o que considero ser um descaso dos últimos governos para com os servidores, que são essenciais para a promoção de serviços de qualidade para nossa população.

Nossa primeira iniciativa será abrir um canal de diálogo transparente com a categoria para estabelecermos as prioridades, pois as demandas são muitas. Para se ter uma ideia, os concursados são estatutários no papel e celetistas na prática, porque não têm uma previdência própria, pagam INSS, que frequentemente não é repassado em dia à previdência social. O plano de cargos e salários também é outra reivindicação antiga que nós vamos elaborar ao lado dos servidores e com um estudo técnico responsável.

É importante frisar que promoveremos a valorização dos servidores sem que isso pese nos ombros dos contribuintes de Porto Real, porque, primeiro, vamos desafogar a máquina pública para que a prefeitura tenha recursos. A prefeitura hoje tem 16 secretarias, quatro delas criadas pelo atual governo, assim fica difícil a cidade andar pra frente, a cidade inteira acaba bancando privilégios de um grupo e isso não é justo, não está certo.

Nós vamos trabalhar para reverter o corte na gratuidade do plano de saúde dos servidores municipais de Porto Real, que atingiu, em cheio, os servidores no final de 2019, um dos poucos benefícios que ainda contemplavam a categoria, que já acumula pelo menos 30% de perda salarial nos últimos anos, outra perda que só será possível reverter por meio da austeridade. Existem ainda outras questões, como os repasses do Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que podem e devem premiar o trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Básica, mas que, infelizmente ficam de fora ou são mal remunerados. Outra iniciativa de nosso governo será garantir que o dinheiro do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) também chegue ao bolso dos nossos professores, na forma da lei.

VALCIR DA SILVA

Foto: Divulgação


Nossa gestão vai se comprometer através do plano de governo que registramos com a nossa candidatura. Ele foi elaborado com a participação de equipe de profissionais técnicos, servidores públicos, que foram convidados para discussão e nos ajudar na construção das propostas. Ouvimos suas queixas, suas demandas e acolhemos as sugestões.

Porto Real precisa de concurso público para atender as legislações vigentes da educação, SUS, SUAS e as demais políticas públicas que precisam de profissionais capacitados para atender a população.

Além, do concurso, estamos nos comprometendo com a capacitação continuada para os servidores nas suas áreas de atuação. A implementação do plano de carreira, que vem sendo solicitado. A valorização dos trabalhadores, oferecendo condições dignas para o exercício profissional, com as melhorias físicas nos equipamentos que prestam serviços à população, garantido que os mesmos deem qualidade de trabalho aos servidores. A implantação do Plano de Cargos e Salários para os trabalhadores. O plano de saúde vai ser revisado de forma a atender com qualidade as solicitações dos funcionários. Seremos uma gestão de diálogo com os servidores, queremos ouvir e ter a participação deles nos projetos da gestão.

Deixe um Comentário