DEBATE TEMÁTICO ITATIAIA  -Que medidas pretende tomar para melhorar o atendimento na rede de saúde pública municipal?

0

DENILSON SAMPAIO 

Foto: Divulgação

O Programa de Distribuição de Renda Básica, também permitirá ao cidadão itatiaiense a aquisição de medicamentos que não estão no programa de distribuição gratuita do governo. Capacitação contínua das equipes para o atendimento humanizado em toda a rede de saúde; Garantir a locomoção dos agentes de saúde para assegurar o atendimento a todas as residências; Informatização dos serviços de saúde; Expansão da cobertura de unidades de saúde da família, implantação de novas equipes nos bairros que ainda não têm, de acordo a demanda populacional.

Ampliar, equipar e modernizar o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins Duarte de Barros, com o aumento de leitos no pronto-socorro, na clínica médica e clínica cirúrgica; Garantir o pleno funcionamento do centro cirúrgico; Implantar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade intermediária (UI); Construir e equipar o Centro de Atenção Especializada à Criança com funcionamento 24 horas, anexo ao Hospital Municipal; Implantação do projeto Bebê Cidadão; Melhoria na estrutura e logística da farmácia municipal; Implantar o projeto para entrega de medicamentos de uso contínuo na residência dos pacientes. Criação da Central de Ambulância 24 horas; Implantação de laboratório de análises clínica municipal; Implantação do centro de diagnóstico de imagem; Ampliação e estruturação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Pretendemos ainda garantir os serviços do Centro de Fisioterapia no centro da cidade e em Penedo, além do atendimento domiciliar; Construção da Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas de Penedo; Criação do Espaço Terapêutico para crianças com deficiência, Ampliação de vagas no atendimento de saúde bucal (dentistas); Implantação da fábrica de óculos; Implantação do Centro de Controle de Zoonoses, que fará o acompanhamento dos animais de rua e castração para todos os animais dos munícipes da cidade; Estabelecer parceria com a secretaria de Educação para o acompanhamento nutricional dos alunos da rede municipal, incentivando a reeducação alimentar.

 

EDUARDO SANCLER 

Foto: Divulgação

Talvez o assunto mais esperado pelo eleitor de Itatiaia, a Saúde é com toda certeza a nossa maior preocupação. Infelizmente, o mínimo vem sendo nos negligenciado há anos. Prova disso é a atual gestão ter sido obrigada pelo Ministério Público a realizar investimento no setor, através de Termo de Ajustamento de Conduta. A Prefeitura sendo obrigada a gastar direito o dinheiro do nosso povo, na nossa saúde, porque não fez no passado. Se comparar com os piores, não é mérito e sim motivo de vergonha.

Primeiro quero de dirigir a todos os funcionários da nossa Saúde: Se não fosse o profissionalismo e a dedicação de cada um de vocês, todo estaria ainda pior. Falo isso porque dependo do serviço público, não tenho plano de saúde e conheço de perto o empenho de cada um de vocês, trabalhando até mesmo sem o mínimo necessário, enfrentando uma pandemia como heróis e sem a devida valorização profissional. Acreditem, isso vai mudar!

Nosso Plano de Governo prevê um novo planejamento da Saúde, com investimento na Atenção Básica, levando o Estratégia Saúde da Família (postinho) para mais perto dos bairros que ainda estão descobertos, não sobrecarregando o Hospital Municipal Doutor Manoel Martins de Barros, que irá ganha uma Ala exclusiva para atendimento emergencial de crianças – separando do adulto. Iremos ainda construir uma nova Clínica da Mulher, Clínica do Idoso, Policlínica no Penedo, e também um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Centro e em Penedo. Vamos otimizar e construir prédios próprios, acabando com a farra dos alugueis.

Vamos propor a criação do Consórcio das Agulhas Negras para a Saúde – Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis –, onde cada município irá colaborar nas áreas em que o outro não seja pleno funcionamento, para que as contas não fiquem apenas para uma cidade. Iremos criar parceria com o Exército Brasileiro para a realização de atividades de saúde nos bairros. E implantaremos um projeto para zerar as filas de consultas, exames e também de cirurgias eletivas. Pela causa animal, criaremos a Clínica Veterinária. Com seriedade, vamos devolver a esperança para Itatiaia!

DUDU 

Foto: Divulgação

Quando se trata de saúde, é um assunto de extrema importância que vem como prioridade, e Itatiaia avançou muito nesse aspecto. São muitas as melhorias que a nossa gestão trouxe para a rede de saúde pública municipal, como a expansão e consolidação do Programa Saúde da Família, o fortalecimento nos serviços das especialidades médicas, que na época, eram insuficientes no município, além da contratação de profissionais das áreas médicas por meio de concurso público. Também houve Reforma do Hospital Municipal, ampliação da frota de veículos, lanches para pacientes TFD, além da reforma e construção de novas Unidades de Saúde. O centro cirúrgico do Hospital também recebeu uma reforma total, e com sua melhoria no quadro de médicos, foi possível começar a realizar diversas cirurgias dentro da unidade. A volta do funcionamento efetivo da maternidade e a realização de diversos exames. Com a nossa reeleição, iremos realizar ainda mais, como a expansão do Programa Saúde Família nos bairros ainda não contemplados, ampliação e melhorias de Centros Odontológicos e serviços de Fisioterapia, disponibilização de ambulâncias equipadas para emergências, ampliação do Programa Agentes de Saúde, intensificar o Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, estruturar os serviços de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, criação de Centro de Imagens e Diagnóstico, investimento em capacitação e qualificação para os profissionais da Saúde para um atendimento mais humanizado aos pacientes e em toda a rede, incluindo as unidades de saúde e farmácia municipal, implantação da Sala de Acolhimento e Triagem com Classificação de Risco no Hospital Municipal, garantindo atendimentos prioritários aos casos mais graves, ampliação do atendimento especializado para a Saúde da Mulher, além de garantir o pleno funcionamento da frota de veículos para o transporte de pacientes. Nós estamos fazendo, e fazendo direito. Vamos fazer muito mais!

IRINEU NOGUEIRA 

Foto: Divulgação

Primeiramente é necessário compreendermos que a Saúde de Itatiaia beira o caos, está na UTI, porque os recursos de nosso município estão se perdendo em contratos milionários que furtam a dignidade e o respeito que nosso povo merece. Mas nós vamos reverter isso fazendo o que é certo, investindo os recursos de nossa saúde com responsabilidade, em ações que realmente se transformem no atendimento de excelência que a população de Itatiaia precisa.

Nosso hospital, por exemplo, terá um centro cirúrgico moderno, bem equipado, preparado para realização de diversos tipos de operações e ainda vamos criar o atendimento em UTI já que atualmente o município chega a desembolsar mais de R$ 3 milhões por ano em aluguel de leitos e atendimentos emergenciais de um hospital particular de Resende. Também vamos criar o Centro de Diagnósticos e ampliar a oferta de médicos-especialistas e vagas para tratamentos e terapias.

Outra ação importante de nosso projeto é proporcionar atenção especializada por meio de serviços próprios para atendimento de crianças, mulheres e idosos. Com este objetivo vamos criar a Clínica da Criança, a Clínica da Mulher e a Clínica do Idoso. Vamos regulamentar e dotar a maternidade e o hospital. Garantiremos o acolhimento hospitalar, nas unidades de saúde, e prestaremos atendimento domiciliar por meio do fortalecimento do Programa Melhor em Casa.

Ofereceremos serviços de saúde específicos para as regiões mais afastadas do Centro, tais como Penedo, Maromba, Maringá, Vale do Pavão e Vale das Cruzes. Vamos ampliar a rede de atendimento básico em saúde por meio da Atenção Básica. Entre outras diversas ações, vamos criar o Serviço de Saúde Digital e Telesaúde segundo os moldes do Ministério da Saúde. Outras iniciativas serão o bom funcionamento do TFD, a oferta de serviços e atenção especializada para pessoas com deficiência, informatização dos postos de saúde e do hospital com a inclusão no eSUS e a dinamização e ampliação dos serviços do Controle de Zoonoses.

 

IZAEL BERNARDES

Foto: Divulgação

Quero ressaltar que, diferente dos demais candidatos que estão prometendo ações mirabolantes para a saúde, mas que, estão esquecendo do básico no qual correspondem os anseios de nossos munícipes onde temos acompanhado de perto em nossas conversas e visitas a insatisfação por ter que ir pedir socorro a cidade vizinha, Resende, devido a promessa não cumprida pelo atual prefeito Eduardo Guedes quando disse em sua campanha passada que os moradores de Itatiaia não iriam para outro município para se consultarem ou realizarem qualquer procedimento. Nós da Democracia Cristã, muito antes de iniciarmos nossos trabalhos, já tínhamos definido nosso Secretário de Saúde que é o Dr. Paulo Crivano – Profissional altamente respeitado pelo seu trabalho e competência de reconhecimento não só em nossa região como, em outros Estados um exemplo de São Paulo. Queremos fortalecer a saúde com: Criação de uma central de ambulância; ✓ Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços no hospital municipal, garantindo atendimento preventivo de saúde a toda população que precisa; ✓ Programa de capacitação continua para profissionais atuantes na saúde visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cânceres comuns; ✓ Atendimento especializado somente para mulheres; ✓ Centro de imagem; ✓ Laboratório de análises clínicas; ✓ Tornar a cidade referência na pediatria e na saúde da mulher; ✓ Distribuição gratuita de medicamentos para doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e outros; ✓ Recuperação da estrutura dos equipamentos de saúde (postos) já existentes que atualmente encontram-se em mau estado de conservação e com serviços deficitários. Sendo assim, e devido a receptividade que estamos recebendo, pedimos aos demais munícipes que acreditem sim que é possível. Nós não temos vínculos com nenhum personagem do atual governo e muito menos do passando além de não termos apoio de nenhum empresário no qual iremos dever favores a não ser com a cidade, e prova disso, é a redução de 20 para 10 secretarias.

PROFESSOR ADRIANO 

Foto: Divulgação

A Saúde é um direito garantido pela Constituição, mas infelizmente, quem não possui um Plano de saúde privado, padece. Pra começar, embora o atendimento do SUS seja gratuito, em Itatiaia, quem não tem dinheiro para tirar cópias dos documentos fica sem fazer seus exames. Pois são exigidos cópias de quatro documentos para cada exame. A saúde de Itatiaia está doente e não é de hoje. É inadmissível que um município com tamanha arrecadação não consiga oferecer nem o mínimo como profissionais, medicamentos, materiais como álcool, gaze e exames de rotina. Estamos falando sobre as condições básicas e não procedimentos de média e alta complexidade. Outro foco prioritário é a PREVENÇÃO com atenção especial à saúde das Crianças, da Mulher e Idosos. Nossas principais propostas são: Acabar com as terceirizações, parcerias público-privadas e o processo de privatização; Realizar auditoria externa e transparente em todos os contratos e apresentar denúncia à justiça de irregularidades; Garantir atendimento qualificado, material, medicamentos e exames em quantidade e dentro de prazos razoáveis acabando com as filas e as esperas intermináveis; Investir fortemente em saneamento básico e no controle ambiental combatendo a poluição, desmatamentos, utilização de agrotóxicos, desperdício de água; Desenvolver e ampliar programas de saúde preventiva fortalecendo e ampliando o atendimento domiciliar, a vigilância e o controle sanitário e ambiental; Ampliar os programas de Saúde das Crianças, das Mulheres, Pessoas Trans, Idosos, Pessoas com Deficiência e Necessidade Especiais; Inserção no atendimento de práticas de saúde holística: Florais, Reike, Johrei, Shiatsu entre outros; Alimentação Natural, Integral, alimentos saudáveis como forma de prevenção e aumento da imunidade; Ampliar exames médicos e medicamentos; Criação de UTIs; Criação da Casa de Parto Humanizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário