DEBATE TEMÁTICO Itatiaia – Como melhorar a rede municipal de ensino?

0

ITATIAIA

Durante dois dias na semana, quartas e sextas-feiras, o A VOZ DA CIDADE lança a oportunidade dos quatro candidatos a prefeito de Itatiaia explanarem pontos do plano de governo sobre as mais respectivas áreas. Hoje o tema é voltado para educação. Confira como os candidatos pretendem trabalhar. O pleito em Itatiaia acontece no dia 11 de abril.

ALMIR DUMAY (36) 

Foto: Divulgação

VAMOS MELHORAR NOSSA EDUCAÇÃO!  Esse compromisso é meu, pois educação de qualidade é minha PRIORIDADE!

A constante atualização dos profissionais de ensino (professores, merendeiras e outros), e mantê-los motivados é fundamental. Itatiaia arrecada quase R$ 30 milhões  por mês, isso mesmo, a quantia a ser gasta na Rede Municipal de Ensino tem que ser bem direcionada para melhorar a vida das crianças, jovens e profissionais da educação, tais como: Equipar todas as escolas com laboratórios de informática e biblioteca mínima e dotá–las de Internet protegida e integrada no sistema público; Criar condições para os professores melhor se capacitarem e reajustar gradualmente a remuneração dos servidores do ensino, garantindo a reposição salarial, usando efetivamente o FUNDEB para isso no limite legal; Dar uma maior ênfase e abrangência ao CEPRAE-I em atendimento ao educando; O período de funcionamento das creches deverá levar em conta as necessidades dos pais quanto ao horário de trabalho/férias, nesse caso ampliando o atendimento aos finais de semana.

-Melhorar a merenda escolar, implantar a diversidade no cárdapio escolar, por exemplo: sorvete, iogurte e frutas (laranja, maça, pera, uva, melância, mamão e etc…), e a distribuição semanal do Kit Alimentação;

-Reabertura das escolas Técnicas (informática, turismo, enfermagem, robótica), e buscar junto ao Estado, a implantação do Segundo Grau na Região de Penedo e Centro;

-A aplicação em toda a rede municipal de ensino nas novas tecnologias, garantindo a inclusão digital de todos os alunos e professores, preparando assim nossos jovens para as novas profissões e carreiras do futuro, com a inclusão de tablets e notebooks com acesso a internet  no Kit escolar para todos os alunos, inclusive profissionais do ensino, propiciando a total integração do professorado com os alunos na pandemia e pós pandemia.

– Volta das Fanfarras, Bandas Musicais e criação da Escola de Música.

– Com a Educação Melhor, vamos ter uma ITATIAIA MELHOR.

 

BRUNO DINIZ (77) 

Foto: Divulgação

Educação é um direito de todos e um dever do Poder Público, contudo para nossa administração a educação será prioridade, principalmente a educação inclusiva. Assim, para a educação propomos: 1) Garantir o pleno acesso à educação promovendo ações com foco também em populações vulneráveis. 2) Defender os direitos e garantir a valorização dos professores. 3) Promover a participação de toda a comunidade escolar (diretores, professores, pedagogos, pais e alunos, dentre outros), em todos os processos de discussão e de decisão de temas administrativos, de gestão e pedagógicos. 4) Implementação de programa Inter setorial pró 1ª infância, com protagonismo da família e que envolva as políticas públicas de saúde, educação e assistência social. Implementar o programa de assistência psicológica aos alunos da rede público, visando identificar os estudantes que necessitam de apoio. 5) Implantar Programa Estruturado de Formação Continuada dos educadores. 6) Incentivar a cultura digital para a educação escolar. Implementando na sala de aula a chamada digital, e as equipando com Data show e computadores. 7) Instalar nas escolas redes wireless com grande potência e sinal aberto para os alunos. 8) Estabelecer sistema de comunicação digital entre a escola e as famílias. 9) Intensificar os canais diretos, por aplicativos de celulares (app); 10) Ampliar oferta de contra turno nas escolas municipais, ampliando o reforço escolar com vistas recuperação de conteúdos não aprofundados no ano letivo de 2020; oferecer atividades esportivas (futebol, vôlei, capoeira, artes marciais, xadrez), bem como idiomas, educação financeira, música e artes dentre outros. 11) Melhorar infraestrutura, principalmente de acessibilidade e estética das escolas municipais, e garantir a manutenção periódica de qualidade. 12) Instalar câmeras de vigilância de alta resolução nas escolas municipais, e arredores. 13) Aos alunos com superdotação/altas habilidades promover a identificação dos talentos e estimulá-los. Acompanhando o progresso destes na carreira acadêmica e profissional, mantendo banco de dados destes jovens, mesmo os egressos da rede municipal.

Imberê (28) 

Foto: Divulgação

É preciso ampliar a escolaridade, aumentar a qualidade no atendimento, valorizar os profissionais e estimular a participação das famílias. Nossa rede municipal, que hoje conta com cerca de 5 mil alunos, precisa de mais investimento, tanto em estrutura, formação, implantação de projetos e valorização dos colaboradores. Precisamos, primeiramente, garantir segurança, neste momento de pandemia, trabalhando para que o ensino não sofra grandes prejuízos. Como prefeito interino, estou trabalhando para que possamos imunizar os profissionais da rede o quanto antes, contra a Covid-19. Nesta pandemia, confirmamos a desigualdade no acesso à tecnologia e por isso, entendemos que uma das principais ações será garantir acesso à internet em todas as unidades escolares, por meio de computadores, tablets, etc.

Em nosso plano de governo, destacamos a ampliação de vagas desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos e para isso, vamos estabelecer uma estratégia para construção de mais unidades. Nosso objetivo é implantar escolas em tempo integral, com atividades nas áreas do esporte, ciência e cultura no contraturno, projetos de educação ambiental e bibliotecas. Com parcerias, vamos criar o Programa Horta na Escola, reimplantar o Projeto Música nas Escolas, restaurar o projeto da Fanfarra Municipal e os Jogos Estudantis. Será importante estimular a expansão descentralizada de escolas técnicas, pós-médio e ensino superior para a incorporação da população de mais de 16 anos. Entre as prioridades estará, ainda, a atualização do Plano Municipal de Educação e o fortalecimento do CEPRAE (Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia) e do Conselho Municipal.

A saúde das nossas crianças e jovens é prioridade e por isso, é preciso que eles tenham acompanhamento pediátrico, nas unidades, e alimentação adequada, com acompanhamento nutricional. Nosso governo vai buscar parcerias para favorecer e melhorar o atendimento dos alunos com necessidade educacional especializada. Por fim, para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, vamos implantar a Lei do Aprendiz.

IRINEU NOGUEIRA (14) 

Foto: Divulgação

Um dos focos da nossa gestão é recuperar a qualidade do ensino e compensar eventuais perdas que os alunos tiveram durante a pandemia. A adequação do formato pedagógico, se necessário, para que práticas modernas viabilizem essa recuperação, será uma tarefa que merecerá nossa atenção, juntamente com toda a rede, pois nosso Plano de Governo inclui a gestão democrática e participativa das unidades escolares, com fortalecimento da atuação dos Conselhos Escolares, estimulando o senso de participação nas tomadas de ação e decisão.

Temos também outros desafios como, por exemplo, adaptar o Transporte Público Escolar, para atender melhor nossos alunos. Quero fortalecer a parceria com programas governamentais, com a intenção de adquirir materiais que favoreçam o atendimento ao educando com necessidade educacional especializada. Investiremos na garantia de uma alimentação apropriada a cada faixa etária, com acompanhamento de profissional (nutricionista) em diversos períodos do dia nas unidades escolares. Enfim, temos um plano efetivo para que Itatiaia tenha Educação para todos.

Nestes tempos de pandemia, a Educação enfrenta desafios que estão exigindo de gestores, profissionais da área, alunos e pais, capacidade de inserção em novos modelos de ensino, em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço. Proponho um planejamento que discuta, efetivamente, a volta às aulas de forma presencial, com a maior segurança e rapidez possível, pois apesar do esforço dos profissionais envolvidos na educação para manter os níveis de ensino/aprendizagem, inegavelmente a comunidade escolar tem encontrado dificuldades para se adaptar a essa nova e complexa realidade. Eu tenho conversado com profissionais da área e sei que eles se desdobram para vencer barreiras, como falta de internet, falta de computador ou celular para alunos e professores interagirem virtualmente. Em um ano de pandemia, a secretaria de Educação de Itatiaia não conseguiu resolver questões básicas como esta, porque a administração não deu condições para isso.

 

 

Deixe um Comentário