Dados do Painel de Covid-19 da SES mostram situação de leitos controlada no Médio Paraíba

0

SUL FLUMINENSE

As taxas de ocupação de leitos dos hospitais de municípios da região vêm gerando preocupação, apesar de ainda de não estarem com alto percentual. Isso se dá porque, além da situação da Covid-19 na capital do Rio e em outros estados do país onde leitos estão faltando, a região Centro-Sul, que fica ao lado do Médio Paraíba, está em bandeira vermelha (alto risco). Vassouras e Paraíba do Sul se encontram com quase todos os leitos ocupados e Três Rios já atingiu 100% de ocupação tanto nos leitos clínicos, quanto na UTI.

No Médio Paraíba a situação ainda está sob controle, apesar de alguns municípios já estarem próximos aos 50% de leitos ocupados. Mesmo com as taxas ainda em um nível seguro, chefes de Executivos já vêm tomando medidas para desacelerar o ritmo de novos contaminados, como é o caso de Barra Mansa e Volta Redonda, que têm novos decretos para evitar aglomeração.

Segundo Painel de Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde, a taxa de ocupação está da seguinte forma: dia 8 de março – Barra do Piraí 13% leitos clínicos e 20% UTI; Itatiaia 40% leitos clínicos; Resende 20% leitos clínicos e 44% UTI; Pinheiral 25% leitos clínicos; Angra dos Reis 23% leitos clínicos e 53% UTI.

Volta Redonda está com 10% de ocupação nos leitos clínicos e 20% na UTI, segundo a última atualização feita no dia 5 de março, assim como Paraty, que tem 31% dos leitos clínicos ocupados. Piraí está com 14% dos leitos clínicos, segundo ultima atualização do dia 7. Quatis e Rio Claro estão com zero internações nos leitos clínicos e não possuem leitos de UTI.

Já Barra Mansa, a última atualização no Painel de Controle do Estado foi feita no dia 18 de fevereiro. Segundo dados do dia 8 de março enviados pela prefeitura, a situação do município também segue controlada. A prefeitura informa apenas a ocupação em leitos da rede pública de saúde. São 38% dos leitos de UTI ocupados e 30% dos leitos clínicos. O A VOZ DA CIDADE tentou obter informações dos leitos particulares da cidade, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas da Santa Casa e da Casa de Saúde Santa Maria.

Região centro sul

A 20ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado no último dia 4, mostra que a região Centro Sul é a única do estado em bandeira vermelha. Os municípios com maiores ocupações de leitos são: Três Rios 100% leitos clínicos e 100% UTI ; Paraíba do Sul 44% leitos clínicos ocupados e 100% do UTI; Engenheiro Paulo de Frontin 100% leitos clínicos; Vassouras 80% UTI; Valença 85% leitos clínicos e 75% UTI; Sapucaia 50% leitos clínicos e 100% UTI; Areal 60% leitos clínicos; e Paracambi 50% leitos clínico.

Os municípios nos quais não é citada ocupação dos leitos de UTI são os que não possuem a Unidade de Terapia Intensiva.

Deixe um Comentário