Curso gratuito de gastronomia do  Senac é inaugurado na sede da prefeitura de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Foi inaugurado no fim da tarde de hoje, dia 7, o Programa Barra Mansa + Profissional, que visa incentivar a capacitação dos profissionais. O lançamento do projeto marcou o começo das aulas dos cursos de Gastronomia que serão ministrados na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac, um ambiente de aprendizado sobre rodas e equipado com tudo que é necessário em uma cozinha laboratório. O projeto, que é uma parceira do Senac Rio com a prefeitura e o Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro (Sicomércio), foi inaugurado no pátio do Centro Administrativo Municipal  Prefeito Luiz Amaral (Campla), no Centro. O evento foi aberto ao público e contou com atividades de recreação oferecidas pelo Sesc.

Ao todo, 180 vagas gratuitas foram preenchidas nos cursos de Salgados Para Festas, Técnicas para Pizzaiolo, Doces Para Festas, Saladas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Geleias e Compotas, e Preparo de Pães Tradicionais.

O presidente da Fecomércio, Senac e Sesc, Antonio Florêncio Queiroz Junior, falou exclusivamente ao A VOZ DA CIDADE que Barra Mansa é o primeiro município a receber este projeto. “Nosso curso de gastronomia vai de R$ 16 mil à R$ 23 mil, esse é um investimento caro, mas que traz retorno. Isso qualificará mão de obra e gerará emprego no município, e, para o Senac isso nos ajuda a cumprir nossa missão”, contou, explicando que a Fecomércio recebe contribuições de empresários e o projeto também dá retorno a eles. “Com isso nós entregamos aos empresários uma mão de obra qualificada, que fará com que o negócio deles cresça”, afirmou.

Segundo explicou o coordenador do curso e chefe de cozinha, Rodrigo Augusto, ele dará as aulas de gastronomia para os 180 alunos inscritos. “Temos o período da manhã e da tarde e cada curso tem durabilidade de dez dias”, contou, completando que serão 18 alunos por turma e que muitos dos inscritos já trabalham com gastronomia. “Com o curso eles irão aprimorar e aprender técnicas que deixarão o trabalho deles ainda melhor. E, além disso, terão também os Workshops, onde eles vão aprender técnicas de fotografar, pois é importante saber divulgar o seu trabalho para assim poder vendê-lo”, ratificou o chefe.

O lançamento marcou o início das aulas que serão ministrados em uma Unidade Móvel – Foto Fábio Guimas

INVESTIMENTO E RETORNO

Na inauguração do projeto o prefeito Rodrigo Drable falou que o curso é um presente para o município. “É um curso de alta qualidade que vai dar retorno para Barra Mansa e população. Iremos criar um Centro Comercial com praça de alimentação que gerará vários empregos, e esse curso permitirá a mão de obra qualificada. Tenho certeza que com essa oportunidade, todos estarão habilitados para o mercado de trabalho”, disse com satisfação, afirmando que está orgulhoso em poder ofertar aos barra-mansenses esse projeto de qualidade.

De acordo com a aluna inscrita, Iara Soares, de 39 anos, ela já fez a primeira aula nessa sexta-feira. “Tivemos a aula de fotografia e aprendemos sobre a importância da imagem do produto”, relatou, contando que sempre foi apaixonada por cozinha e quando ficou sabendo do curso, ela correu para se inscrever. “Quando fui me inscrever, tinham umas 400 pessoas na fila, graças a Deus consegui. Quero me profissionalizar para poder fazer produtor de melhor qualidade e poder ter a oportunidade de um dia abrir o meu próprio negócio”, contou.

Na inauguração teve também atividades de recreação gratuitas oferecidas pelo Sesc, como kart a pedal, tobogã, tênis de mesa, totó, air game e sinuca, espaço infantil e Camarim, experimentações esportivas de mini tênis e badminton, palestras e bate-papo sobre cuidados e segurança ao soltar pipas, Gibiteca e orientações em Saúde Bucal.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !