Curso de Primeiros Socorros é ministrado para profissionais da rede municipal de ensino de Porto Real

0

PORTO REAL

Com objetivo preparar os profissionais da rede municipal de educação para que possam prestar atendimentos emergenciais, no caso de possíveis acidentes envolvendo crianças nas unidades escolares, profissionais de educação participaram de um curso de Primeiros Socorros. Participaram do treinamento todos os funcionários de apoio, entre eles, auxiliar de Serviços Gerais, disciplinários, porteiros, secretários escolares, mediadores, auxiliares de Educação Infantil e monitores de creche. A capacitação foi ministrada por um profissional do Corpo de Bombeiros, aconteceu na quarta-feira, dia 20, no Horto Municipal.

Segundo a secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira, o curso de Primeiros Socorros foi realizado para cumprimento da Lei Federal nº 13.722 de 4 de outubro de 2018. “A lei torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros, destinada para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil”, explica  Maria Madalena, informando que os profissionais da Educação estão sendo capacitados de acordo com a escala programada. “A primeira capacitação ocorreu no início deste ano, no CIEP 487 para os auxiliares e monitores de creche e foi ministrado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, complementou a secretária.

Este é o segundo treinamento de Primeiros Socorros realizados em Porto Real-Divulgação PMPR

O curso foi ministrado pelo instrutor e capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Saulo Nunes Junior. Durante o treinamento foram abordados os temas: “Orientações essenciais para atendimento inicial a urgências” e “Emergências com crianças e adolescentes em ambiente escolar/creche”. “Na oportunidade os profissionais tomaram conhecimento sobre os principais acidentes no ambiente escolar e seu entorno, suporte Básico de vida em adultos/crianças, acidentes com animais peçonhentos, queimadura, afogamento, choque elétrico e intoxicações”, informou o instrutor.

O prefeito Alexandre Serfiotis destacou que essa foi a segunda capacitação em primeiros socorros realizada este ano para os profissionais de educação do município. Ele disse que além de promover a atualização de currículo e crescimento pessoal dos profissionais, o treinamento é essencial para garantir a segurança da comunidade escolar. “Os primeiros socorros podem salvar uma vida, pois são intervenções imediatas e provisórias que auxiliam a manter as funções vitais de um indivíduo vítima de um acidente. Esse conhecimento, aliado ao acionamento dos serviços de emergência, são primordiais até que o mesmo receba a assistência especializada”, destaca Serfiotis.

Deixe um Comentário