CRAS Penedo faz levantamento de idosos para o fortalecimento de vínculos na pandemia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Assistências Social está fazendo um levantamento para conhecer a realidade e os desafios do público da terceira idade, atendido no CRAS de Penedo. Os idosos abordados respondem a um questionário referente as questões sociais no contexto pandêmico. De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Filipe Almeida, o objetivo é de avaliar as questões apresentadas pelos idosos e fortalecer os vínculos entre o público alvo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O SCFV deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). “Garantida aos usuários pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), refere-se à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família. Visa o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, além de situações discriminatórias e estigmatizantes”, informa o secretário.

No município, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são ofertados nos CRAs de Penedo, Maringá/Maromba e Centro. “Mediante o contexto pandêmico o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS estão sendo ofertados conforme a Nota Técnica da Subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Estado do Rio de Janeiro. Considerando a proteção social para a garantia da vida, à redução de danos e a prevenção da incidência de riscos, sendo observada as medidas de segurança e de saúde dos usuários e trabalhadores do Suas”, relata Almeida.

Deixe um Comentário