Covid-19: saiba quem pode se imunizar com nova vacina bivalente da Pfizer

0

SUL FLUMINENSE

Começou nesta segunda-feira, dia 27, a vacinação de reforço contra a Covid-19 com as doses bivalentes da Pfizer. O novo imunizante é uma atualização em relação às primeiras vacinas fabricadas contra a doença e protege, além da cepa original do coronavírus, das subvariantes ômicron.

Nessa primeira fase serão contempladas pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na segunda fase, pessoas com idades entre 60 e 69 anos; na terceira fase, gestantes e puérperas; e na quarta fase, profissionais de saúde.

A partir do mês de março, o calendário de imunização será aberto para outros grupos. De acordo com o Ministério da Sáude (MS), a meta é vacinar 90% da população-alvo.

Para quem é recomendada a bivalente?

A dose bivalente é indicada como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única.

Aqueles que irão se vacinar com a bivalente devem dar um espaço de tempo de pelo menos quatro meses depois da última dose.

Confira abaixo o esquema vacina divulgado pelo Ministério da Saúde:

Vacinado/a

Recomendação

 

Nenhuma dose D1+D2+REF com bivalente
D1 D2+ com bivalente
D1+D2 REF com bivalente
D1+D2 + REF1 REF com bivalente
D1+D2+REF1 +REF2 REF com bivalente

Onde se vacinar?

Em Barra Mansa a imunização está sendo realizada das 9 às 16 horas todos os dias, no PSF do Ano Bom; segundas-feiras, no PSF Ismael de Souza, no bairro Vista Alegre; terças-feiras, na Clínica da Família no bairro Vista Alegre e na Sirene 3, no 9 de abril; quartas-feiras, no PSF do Boa Vista 2, no PSF do Jardim Primavera e no PSF da Vila Orlandélia; nas quintas-feiras, no PSF do bairro Nova Esperança e sextas-feiras, no PSF Colônia do bairro Colônia.

Em Volta Redonda a vacinação está sendo disponibilizada em todas as 46 unidades básicas de Saúde e da Família (UBSs e UBSFs), das 8 às 16 horas. Algumas unidades funcionam com horário estendido para atendimento até as 18h30min: 249, Vila Mury, Açude I, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz.

Em Resende até o próximo dia 3, de segunda a sexta-feira, a aplicação da Pfizer bivalente acontecerá no Centro Municipal de Imunização (CMI) das 9 às 16 horas. Já na quinta e na sexta-feira, dias 2 e 3, a aplicação da dose de reforço com a bivalente será feita nos postos de saúde das 9 às 16 horas, e na Clínica da Família, localizada na Morada da Montanha, entre 9 e 20 horas.

Para receber a imunização é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Vacinas monovalentes

O ministério reforça que enquanto não chega a vez da população em geral,  as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

 

Deixe um Comentário