Covid-19: Dados de redução em casos confirmados, internações e óbitos são divulgados por Prefeitura de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O avanço na vacinação na cidade do Aço tem resultado na queda de índices de número de casos confirmados de Covid-19, ocupação de leitos em hospitais e óbitos pela doença. Esses pontos constam em um relatório emitido pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda acompanhando as taxas durante um mês, de 3 de junho a 3 de julho, levando em consideração a média móvel.  Por exemplo,  a média móvel dos casos confirmados em 3 de junho de 108.7. Um mês depois, o número caiu para 48 casos. Uma redução de 56%.

Nos hospitais da rede pública há também melhora dos percentuais, segundo a prefeitura. A taxa de ocupação de leitos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS), estava em 61,4% em 3 de junho. Um mês depois o percentual chegou a 24,4%, uma redução de 60,3%. Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), a ocupação na área do SUS também caiu. Era em junho de 72,9% e no início deste mês estava em 30,4%, uma queda de 58,3%.

A prefeitura também informou a ocupação de leitos clínicos e nas UTIs da rede privada. Em julho, na enfermaria a ocupação era de 38,2%. Um mês depois, 9,1%, redução de 76,2%. Já nas UTIs da rede privada em junho a taxa era de 46,4% de ocupação, caindo para 22,7% 30 dias depois, uma queda de 51,1%.

Com relação aos óbitos registrados, comparando de junho a julho, mais redução foi verificada, passando de 5.3 para 1 caso. Uma redução de 81,1%. Ficou de fora esse levantamento os óbitos registrados em outros meses e que estavam como suspeitos e foram confirmados.

VACINAÇÃO

Segundo a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, o avanço na vacinação e outras medidas estão impactando diretamente nos resultados positivos de enfrentamento à pandemia.  “Volta Redonda tem hoje uma das melhores coberturas vacinais do país. Já apresentamos relatórios e pedidos que comprovam nossa autossuficiência para gerir a campanha de vacinação e alcançar cerca de sete mil pessoas por dia de vacinação. Mas dependemos das doses que chegam do Governo Federal”, disse a secretária.

E para buscar a ampliação dos grupos vacinados, o prefeito Antonio Francisco Neto tem se reunido com autoridades do Estado e de Brasília. “Nós não medimos esforços para mostrar que Volta Redonda tem estrutura e equipes qualificadas para fazer uma campanha de vacinação abrangente para nosso povo. Seja no drive-thru ou nas unidades de saúde, nós conseguimos chegar a cada morador que precisa receber essa vacina”, disse o prefeito.

Mesmo com os percentuais em queda, a prefeitura frisa que é importante continuar com as medidas de prevenção. “Álcool, máscara e distanciamento social ainda vão fazer parte de nosso cotidiano durante um bom tempo. A vacina protege de casos graves, mas não impede a contaminação. Por isso, continuamos vigilantes nas medidas de proteção e orientamos para que a população não relaxe”, disse Carlos Vasconcellos, médico sanitarista e coordenador da Vigilância em Saúde do município.

Deixe um Comentário