Covid-19: Barra Mansa atinge a marca de 300 mil doses de vacina aplicadas

0

BARRA MANSA
A  cidade ultrapassou nesta terça-feira, 18, a marca de 300 mil doses aplicadas da vacina contra Covid-19. Deste total, 90% corresponde a primeira dose; 79%, a segunda dose e 26% a terceira dose. O quantitativo não inclui a quarta dose (reforço) e a vacinação infantil.
De acordo com o último vacinômetro, o município já vacinou 139.969 com D1, 123.812 com D2, 36.075 com D3, cinco com D4, e 159 com a primeira dose da Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente, totalizando 300.020 doses aplicadas.
Apesar do crescimento de casos de Covid-19 em todo o país, Barra Mansa segue o com uma taxa de ocupação de leitos considerada equilibrada. Segundo dados divulgados pela Gerência de Vigilância em Saúde nesta segunda-feira, 17,  o município registrou uma ocupação de 32% dos leitos clínicos. Já os leitos de UTI têm 36% ocupados. Em relação aos respiradores, 11% estão ocupados e 89% disponíveis. Já o boletim epidemiológico totalizou 21.088 casos positivos, 705 óbitos e 20.012 pessoas curadas.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, falou sobre a marca atingida pelo município. “Esse é um momento de muita alegria para Barra Mansa, que vem incansavelmente trabalhando para imunizar a todos e acabar de vez com a pandemia da Covid-19”, disse o secretário, acrescentando que:
“Temos observado que mesmo com o aumento nos casos do coronavírus, a vacina tem feito seu papel e evitado agravamentos, complicações e uma taxa maior na mortalidade. Isso nos traz muita esperança”, diz.
Cronograma de Vacinação
Nesta quarta-feira, 19, Barra Mansa dá continuidade à vacinação contra Covid-19 no município com a aplicação de D1, D2, D3, D4. A ação acontecerá das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros, e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom. As crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades também receberão a dose pediátrica da fabricante Pfizer.

O esquema seguirá com D1 em pessoas a partir de 12 anos, D2 agendadas (CoronaVac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom), D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 19/09 e a aplicação da D2 da Janssen para quem recebeu a primeira dose até 19 de setembro. Já a 4ª dose será administrada apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 19/09.
Dose Pediátrica
A D1 da vacina da Pfizer pediátrica contra Covid-19 será feita em crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades. Para evitar aglomerações, elas serão vacinadas em locais diferentes de onde ocorre a aplicação nos adultos.
As unidades são as seguintes: UBS Centro, Clínica da Família da Vista Alegre; Vale do Paraíba; Siderlândia; Vila Independência; Paraíso de Cima; Vila Maria; Vila Elmira; Roselândia; Vila Principal; São Luiz e Santa Lúcia. Em todos estes locais o atendimento é de segunda a sexta-feira.
Nos distritos, os dias da semana são diferentes: Amparo (sextas-feiras); Santa Rita de Cássia (quintas-feiras); Floriano (terças-feiras) e Rialto (terças-feiras).
O horário de atendimento é o mesmo em todas as unidades: das 9h às 16h.
Documentos

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses. Menores precisam estar acompanhados de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina.