Convocatória do Lab de Emergência para projetos contra o coronavírus  

0

SUL FLUMINENSE

A Silo – Arte e Latitude Rural apresenta o Laboratório de Emergência. Realizado por meio de uma chamada aberta para projetos e soluções de enfrentamento ao coronavírus, a função do lab será conectar as ideias com um número grande de colaboradores, fazer a divulgação dessas iniciativas, ajudar na estruturação delas para que possam ser replicáveis e ainda oferecer plantões, uma espécie de mentoria em áreas como ciência e tecnologia. Podem se inscrever novas ideias, projetos que estão em andamento, ou ainda iniciativas que estão trabalhando em pequena escala e desejam expandir seu alcance. O Laboratório de Emergência será realizado totalmente online, entre os dias 27 de abril e 5 de maio. As inscrições são realizadas pela plataforma que poderá ser acessa clicando aqui 

Serão cerca de sete dias de trabalho remoto, em grupos multidisciplinares, formados por artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, lideranças comunitárias e quem mais quiser colaborar. Os grupos receberão mentorias especializadas para desenvolverem seus projetos. Iniciativas para periferias e áreas rurais são o foco principal. A convocatória de projetos acontece entre os dias 17 a 21 de abril e o resultado dos projetos selecionados no dia 22 de abril. Já a inscrição para os interessados em colaborar com o desenvolvimento dos projetos será entre os dias 23 a 25 de abril.

Dentre as áreas temáticas para a inscrição de projetos estão: divulgação científica, ciência e sociedade (como comunicar fatos científicos para diferentes realidades sociais e étnicas, combate a fake news,criação de meios de comunicação de ciência); modelagem, dados, coleta e exibição de dados científicos e sociais; sistemas de produção e apoio a pequenos agricultores; escoamento, distribuição de mercadorias e sistemas de doação (alimentos, itens de higiene pessoal, medicamentos); redes solidárias para comunidades e bairros (assessoria jurídica, sistemas de partilha, sistemas de ajuda, sistemas de comunicação); recursos educacionais e ocupacionais para idosos, adultos e crianças; redes de autocuidado e socorro para mulheres em situação de violência; Ciência e Saúde; difusão cultural; inclusão digital: acesso a computadores, smartphones e internet, alfabetização digital; fabricação maker, segurança sanitária e aparelhagem hospitalar.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos de forma colaborativa por equipes multidisciplinares de pessoas que se inscreverão para participar voluntariamente.

Entre os dias 23 e 25 de abril haverá uma chamada para colaboradores. Podem se inscrever nessa chamada: estudantes, pesquisadores, profissionais e ainda pessoas que desejam se comprometer com alguma causa.

A diretora da Silo – Arte e Latitude Rural, Cinthia Mendonça, lembra que os projetos serão autogeridos a partir de grupos de whatsapp ou telegram. Sendo que cada um deles será conectado a potenciais colaboradores que possam contribuir com os recursos necessários para sua implementação.

“Entende-se que o Laboratório de Emergência é uma proposta colaborativa que busca que os projetos e soluções gerados aqui atinjam o maior número possível de pessoas. Como tal, eles devem trabalhar sob uma lógica aberta e participativa que permitam sua replicação e adaptação a outros contextos”, explicou a diretora da Silo – Arte Latitude Rural, Cinthia Mendonça.

CRONOGRAMA

Inscrições: https://labdeemergencia.silo.org.br/

Calendário do Laboratório de Emergência

  • Chamada de idéias e propostas. Até quarta-feira 21.04 às 22h
  • Chamada de colaboradores. Até domingo 25.04 às 22h
  • Criação de equipes. Segunda-feira 26.04
  • Planejamento de trabalho. Terça-feira 27.04
  • Desenvolvimento de um primeiro protótipo. Até sábado 01.05
  • Apresentação dos primeiros resultados e proposta de implementação. Domingo 02.05 (manhã e tarde)

NAS REDES

Email: [email protected].

Instagram: @silo.arte.e.latitude.rural

Facebook: Silo – Arte e Latitude Rural

Twitter: @SiloLatitude

 

Deixe um Comentário