Conferência de lançamento de elaboração do PMGIRS é realizada

0

BARRA MANSA

O Parque Municipal de Saudade sediou ontem a conferência de lançamento da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que é a condição para as cidades terem acesso a recursos da União para empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. A ação foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os representantes elegeram um grupo de sustentação formado por 46 membros da sociedade civil, órgãos públicos e empresários.

Estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima, representando o prefeito Rodrigo Drable (PMDB); o secretário de Meio Ambiente, Claudio Cruz, o Baianinho; o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando de Paula; o coordenador de Resíduos Sólidos da autarquia, Jackson Rabelo e o vereador Gustavo Gomes (PSB), representando a Câmara de Vereadores.

Cada município precisa, segundo a Lei 12.305/10 executar seu próprio plano. No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 220 mil toneladas de lixo. Em Barra Mansa, cerca de três milhões de quilos por mês. A projeção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é de 20 anos na cidade. “Se não prevenirmos agora, a produção do lixo irá aumentar em 10 mil toneladas por mês em Barra Mansa e os resultados negativos serão incontáveis”, afirmou Jackson Rabelo, frisando que o acúmulo de lixo não afeta apenas o meio ambiente. Segundo o coordenador, cada morador produz cerca de 700 gramas de lixo por dia, sem contar o lixo ambulatorial, de indústrias e o urbano. “Precisamos ter a consciência que o aumento do lixo urbano afetará a saúde da população, pois aumentarão consequentemente as doenças”, completou.

A fala foi rechaçada pelo secretário Cláudio Cruz. Segundo ele, é preciso pensar na qualidade de vida de todos. “O lixo polui a água, o solo e nosso ar. É uma questão política, econômica, social, ambiental e de saúde”, mencionou, lembrando que o plano estabelecerá metas de sustentabilidade, investimento em reciclagem, gestão integrada, capacitação e integração dos catadores de materiais.

ELABORAÇÃO

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está sendo elaborado pela empresa Deméter Engenharia, contratada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), através de um termo de cooperação firmado entre o governo municipal e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). Além de Barra Mansa, a empresa é responsável pela elaboração dos planos de resíduos sólidos na cidade fluminenses de Resende e Pinheiral, e Arujá, no estado de São Paulo.

A previsão é que o plano seja finalizado em dez meses e, como projeto de lei, ser encaminhado para votação do Legislativo. Teve início em julho.

Deixe um Comentário