Comunidade LGBTQIA+ terá demandas atendidas pelo UniFOA em parceria com a Nudiversis neste sábado

0

VOLTA REDONDA
Uma ação gratuita para atender demandas da comunidade LGBTQIA+ irá acontecer, neste sábado, dia 4, no município. O evento que será realizado entre 9 e 15 horas, no Escritório da Cidadania, no campus Aterrado, é uma realização do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria (Nudiversis), em parceria como o Centro Universitário (UniFOA).
Vale ressaltar que essa é a 4ª edição dessa ação social, pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A ação é uma realização inédita em Volta Redonda e também a primeira vez que conta com apoio de um Centro Universitário.
TRIAGEM DE CADASTROS
Essa oportunidade será uma triagem de cadastros, em que serão realizados atendimentos jurídicos para promover a primeira intervenção dedicada a grupos minoritários de gênero na cidade. Com o objetivo de promover a cidadania, por meio de um atendimento humano e colocando a diversidade na pauta da prática profissional dos alunos do UniFOA, que também participarão.
O responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão, destacou que essa ação é muito importante porque é inédita no interior do estado. “É a primeira vez que um centro universitário participa em parceria com o Nudiversis. E ela tem muita importância, pois irá fazer o atendimento jurídico específico para a comunidade LGBTQIA+”, ressaltou
Dario frisou ainda a eficiência dessa iniciativa, que é coordenada pela defensora pública Mirela Assad, que já tem histórico de quebrar tabus e fazer história no mundo jurídico. “Uma vez que foi a primeira operadora do Direito, através da defensoria, a ganhar uma ação para criar a opção não-binarie nos cartórios de registro civil, e dar esse título a mais de 50 pessoas no Estado”, declarou.
Outra que reforça a importância das ações é a coordenadora do Nudiversis. “É muito importante o Nudiversis se fazer presente no interior do estado. As pessoas LGBTQIAP+ precisam saber que existe um órgão para defender seus direitos e que alcança todo o Estado”, contou Mirela Assad, ressaltando que este evento será uma oportunidade para apresentar as práticas para a comunidade do Sul Fluminense e também para possibilitar uma troca com o meio acadêmico do UniFOA.

Deixe um Comentário