Comércio espera aumento nas vendas com proximidade do Dia das Crianças

0

BARRA MANSA

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que neste ano 73% dos consumidores irão às compras para o Dia das Crianças. Diferente do ano passado, onde apenas 66% compraram presentes na data, uma previsão de aumento de 7% nas vendas. Neste ano, a expectativa é que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,3 bilhões. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa espera que a data traga a retomada de consumo que o setor tanto precisa. O mesmo sentimento é também dos lojistas que esperam aumento de vendas.

De acordo com a gerente de uma loja de utilidades e brinquedos, no Centro, Regilane Alves, de 41 anos, no ano passado as vendas foram boas, mas neste ano a expectativa é maior. “Estamos esperando um aumento de 10% a 15% nas vendas deste ano”, disse, completando, que o evento do Domingo de Compras foi de grande utilidade para as lojas. “Isso ajudou na divulgação. As pessoas vieram para o Centro e buscaram por preços, pesquisaram, e isso ajudou a aumentar nossa venda. Este ano fizemos alguns descontos, baixamos o valor de alguns brinquedos e a intenção é tentar atrair os clientes para sair na frente da concorrência”, ratificou.

Já o gerente de uma loja papelaria e presentes, Almir Esteves, disse que no ano passado as vendas foram estáveis e esse ano ele espera um aumento de ao menos 5%.  “Ter uma alta de vendas atualmente é um pouco difícil”, expressou, comentando sobre o preço das mercadorias. “Os valores dos brinquedos estão na margem, e mal sofreram aumento neste ano. As empresas sabem da grande crise que o país está e a tendência é manter os valores”, ratificou, concluindo que os valores mais caros são dos lançamentos. “Temos muitas novidades e lançamentos, esperamos que isso atraia bastante público”, disse.

AJUDA COM LIBERAÇÃO DE FGTS

Segundo a CDL, as boas expectativas envolvem a liberação de recursos do FGTS que pode ajudar o comércio nos próximos meses em relação ao consumo, e o setor, em âmbito nacional, tem como base também as contratações de agosto, que mostraram uma elevação no último Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). Além disso, a Campanha ‘Presentear é uma grande aventura’, desenvolvida pela entidade para o Dia das Crianças 2019, está nas ruas envolvendo a todos e criando o clima na cidade. Enquanto isso, ações paralelas acontecem internamente nas lojas para atrair o consumidor.

O presidente da CDL de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto, disse acreditar que este seja um momento de termômetro para o fim do ano, pois pode trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal. “É hora de conquistar o cliente, de mostrar o potencial do comércio de nossa cidade tanto em relação à qualidade de produtos quanto ao atendimento e envolvimento junto ao cliente”, ratificou.

PESQUISANDO, SEMPRE

Já do lado dos consumidores, a esteticista e massagista, Maria Aparecida da Silva, de 52 anos, contou que já está pesquisando um presente para sua afilhada de um ano. De acordo com ela, as bonecas tiveram uma queda nos valores. “Ela gosta dessas bonecas grandes e simples, e eu comecei a procurar. O valor está bom, passei em algumas lojas e estou observando os preços para decidir o que dar”, relatou.

Outra consumidora que já está pesquisando os preços é a administradora Daniele Barros, de 59 anos. De acordo com ela, os brinquedos sofreram um pequeno desconto com a aproximação da data festiva. “Há um mês venho fazendo uma pesquisa de valores para poder presentear minha neta de três anos e notei que os preços caíram cerca de 10%. A concorrência abaixa o valor para atrair o consumidor”, relatou, concluindo que os brinquedos que estão com os melhores preços são as bonecas.

INTENÇÃO DE COMPRAS

A pesquisa, da CNDL e SPC Brasil, realizada em todas as capitais, mostra que a maioria dos entrevistados pretende tomar cuidado com as despesas. A média é que cada consumidor desembolse R$ 198,79 com os presentes. Entre os presenteados estão filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos (15%). Quanto aos produtos mais procurados estão as bonecas e os bonecos (45%), as roupas e os calçados (33%), os jogos de tabuleiro (26%), além dos carrinhos e aviões de brinquedo (18%). A pesquisa ainda aponta os locais onde os consumidores pretendem comprar, que são os Shoppings Center (45%), lojas virtuais (39%), lojas de rua (32%), e lojas de departamento (30%).

Deixe um Comentário