Comércio em Barra Mansa abre suas portas nesta quarta-feira

2

BARRA MANSA
“Não matarei o comércio, a capacidade dos pais alimentarem seus filhos”. Essa afirmação é do prefeito Rodrigo Drable em live na noite desta terça-feira. No mesmo dia a desembargadora da 4a Vara Câmara Cível do Tribunal de Justiça, Maria Augusta Vaz Monteiro Figueiredo, em seu relatório, determinou que o recurso impetrado pela prefeitura, o agravo de instrumento, fosse apensado a outro já protocolado para julgamento conjunto. Ela não se manifestou quanto ao mérito do pedido da prefeitura contrário a decisão da 1a Vara Cível de Barra Mansa, na última quarta-feira, 13, determinando o retorno das medidas de isolamento na cidade para o combate ao coronavírus, fechando o comércio. Não foi emitido parecer nem acerca de uma ou outra. Com isso, continua valendo o pedido para restabelecimento do isolamento social na cidade, mas a tendência é que o comércio continue aberto na cidade.
Hoje mesmo a Procuradoria Municipal entrou com petição solicitando que a desembargadora se manifestasse acerca do efeito suspensivo, o que não foi feito em sua decisão.
O pedido para retorno do isolamento foi feito pelo Ministério Público. O órgão tinha feito acordo com a prefeitura permitindo medidas de flexibilização mediante o cumprimento de algumas metas nos leitos comuns e de UTIs. Voltou atrás após decisão do Governo do Estado em solicitar o compartilhamento de leitos entre todos os municípios. O município foi intimada na última sexta-feira, 15, e o prefeito Rodrigo Drable teria informado no domingo que não foram feitas três notificações presenciais e por isso não cumpriria a medida que deveria então ter sido colocada em prática na última segunda-feira, 18.
SEM COMENTAR
Em sua live, o prefeito Rodrigo Drable não falou nada sobre o posicionamento do Tribunal de Justiça, até porque o mérito não foi analisado. Ele analisou duas áreas, saúde e economia, disse que elas precisam ser colocadas de maneira séria. Ele acredita que Barra Mansa tem condições ainda de atendimento na saúde, tem respiradores, cloroquina. Já na economia as coisas estão piorando, tanto as finanças da prefeitura, que pode não ter condições de pagar salários de servidores, quanto dos proprietários dos comércios. Destacou que não matará o comércio e agradeceu quem tem se comprometido em fazer a sua parte no combate a pandemia.
MANIFESTO
Alguns empresários e seus funcionários, na tarde desta terça-feira, fecharam as portas dos estabelecimentos, fizeram oração pelos empregos segurando placas sobre os números de pessoas que o comércio emprega na cidade, cerca de 30 mil.
CASOS EM BARRA MANSA
São 125 casos positivos de coronavírus, sendo 85 pessoas curadas. Setenta e seis pessoas aguardam resultados de exames. São agora oito mortos. O último óbito é de um paciente de 59 anos. Os demais tinham idades entre 68 e 78 anos. Todos com comorbidades.
Na Santa Casa quatro pessoas estão no CTI, sendo duas com respiradores, e três na enfermaria. No Centro da Covid, antiga UPA da Região Leste, são três casos positivos e quatro suspeitos, todos sem respiradores. No Hospital regional seis pessoas suspeitas internadas, sendo duas na enfermaria e quatro no CTI, sendo dois nos respiradores.

2 Comentários

Deixe um Comentário