Comércio de Paraíba do Sul é reaberto com horário reduzido

0

PARAÍBA DO SUL
A cidade foi a primeira a reabrir o comércio em meio à pandemia do coronavírus. A medida começou a valer nesta quarta-feira. O prefeito Alessandro Bouzada, em suas redes sociais na noite de terça-feira, ao lado da secretária de Saúde, Izabel Mendonça, e de um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), informou a retomada parcial das atividades do comércio, com horário reduzido. Hoje o dia está sendo de pouco momento no comércio. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para que isso aconteça. Vamos estabelecer os devidos critérios. Além do horário reduzido, limitação de pessoas, álcool gel disponível e evitando aglomeração de pessoas”, disse o prefeito. A cidade não tem mais caso de coronavírus. Foram registrados três contaminados, que já se curaram. São 19 casos suspeitos ainda aguardando resultados.
O prefeito disse que conversou com escritórios de contabilidade, de advocacia, salão de belezas e diversos outros setores. “Chegou o momento de um passo para o comércio de nossa cidade. O momento de fechar, todo mundo sabia. Já o momento de abrir, ele fica mais difícil. Proteger a população é fazer também que ela se sustente. Somos uma cidade pequena. Não vamos deixar a cidade dar um passo para trás, porque podemos fechar tudo novamente se as medidas não forem seguidas. Se não tem necessidade de sair de casa não saia, não é para passear. Existem muitas coisas que ainda continuarão restritas. A pandemia não acabou. Estamos tendo a coragem de dar esse passo pela sobrevivência do nosso comércio, mas precisamos que vocês também sobrevivam”, afirmou o prefeito, informando que as medidas valem até 30 de abril, quando nova avaliação será feita.
O comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira, de 12 às 18 horas e aos sábados de 9 às 13 horas. Já bares e lanchonetes poderão ficar com as portas abertas, com fita zebrada ou similar na entrada principal, a fim de que os produtos possam ser vendidos no próprio estabelecimento, mantendo ainda o funcionamento de delivery.
Na sequência, a secretária de Saúde falou sobre as barreiras sanitárias montadas na cidade, uma na entrada da cidade e outra no distrito de Werneck. “Estamos com duas barreiras implantadas na cidade. Adquirimos os testes rápidos para ajudar no fechamento dos casos, estamos com dois centros de triagem, que são exclusivos para os sintomas respiratórios, sendo um na UBS Palhas e outro no Hospital Nossa Senhora da Piedade, onde há também uma enfermaria isolada com oito leitos para coronavírus, sendo que, cinco deles com respiradores e três com oxigênio”, comentou a secretária, informando que já foi aberto processo para contratação de profissionais para o tratamento desses possíveis pacientes.
O objetivo das barreiras é monitorar quem entra no município e suas condições fisiológicas. Serão parados todos os veículos tendo placa da cidade ou não, inclusive ônibus. Os profissionais de saúde irão realizar a aferição de temperatura corporal para identificar a presença de febre acima de 37,8°C e outros sintomas. “Essas barreiras fazem parte do conjunto de ações que a prefeitura tem feito, diariamente, para combater a disseminação rápida do coronavírus em nosso município” disse a secretária de Saúde.
A decisão foi elencada no Decreto 1.828, de 30 de março de 2020, que sugere a criação de quatro barreiras, no entanto a ação terá início com os dois principais acessos de maior circulação no município. Posteriormente, as secretarias responsáveis irão estudar e organizar as demais barreiras.

Deixe um Comentário