Comandantes do 28° BPM e 37° trocarão de unidades

0

VOLTA REDONDA/RESENDE

Na tarde de hoje, foi confirmado que a comandante do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, tenente-coronel Luciana Rodrigues, assumirá no próximo dia 31 a unidade do 37° BPM, situado em Resende. A sede responsável pela Região das Agulhas Negras (que inclui, além de Resende, as cidades de Porto Real, Itatiaia e Quatis), atualmente é comandada pela tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, que passará a atuar no 28° BPM – também responsável por Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro. A mudança foi feita pela Secretaria de Estado e Segurança e as duas são as primeiras mulheres a comandarem batalhões distintos da região Sul Fluminense.

A solenidade de passagem de comando será às 10 horas, no dia 31, em Resende. O horário da mudança em Volta Redonda não havia sido confirmado até o fechamento desta edição.

TENENTE-CORONEL LUCIANA

A tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira deixou o Batalhão de Policiamento em Área Turística, no Rio de Janeiro, e assumiu no dia 21 de janeiro de 2019 o comando do 28º BPM. Ela, que foi a primeira mulher a comandar a unidade, assumiu no lugar do tenente-coronel Júlio César Veras.

Desde que assumiu a unidade, a comandante Luciana reforçou o patrulhamento em todos os municípios de sua responsabilidade e realizou inúmeras operações em comunidades tomadas pelo tráfico de drogas, inclusive nos bairros contendo os condomínios do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santa Cruz e Roma, em Volta Redonda.

Ela também realizou várias ações dentro da unidade no 28°BPM. Um dos projetos citados pela tenente-coronel é o ‘Batalhão de Portas Abertas’, onde a unidade recebeu alunos da região para uma visita ao 28° BPM, que fica no bairro Voldac, em Volta Redonda. “As crianças puderam conhecer um pouco do nosso trabalho e do nosso dia a dia como policial. Eles conheceram os nossos equipamentos e aprendem como cada um funciona.  Um dos momentos mais aguardados era na hora de conhecem as viaturas, quando eles ligavam as sirenes, tiravam fotos”, contou.

Outros projetos que acontecem hoje no batalhão são voltados à saúde, esporte, cultura, além do casamento comunitário e o Projeto ‘Guardiões da Vida’, que é uma patrulha voltada à Lei Maria da Penha.

TENENTE-CORONEL ANDRÉIA FERREIRA

Já o 37º Batalhão da Polícia Militar de Resende (BPM) passou a ter um novo comando no dia 2 de agosto de 2019, a tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos. Reprimir o tráfico de drogas e os delitos que ocorrem em sua consequência como roubos, furtos e homicídios; ampliar a conscientização do cidadão para que faça denúncias de crimes e também registre boletim de ocorrência nas delegacias, além de criar uma estratégia coletiva para o setor de segurança pública envolvendo as prefeituras da Região das Agulhas Negras. Estas foram algumas das metas de gestão da comandante. Ela também foi a primeira comandante da história do 37º BPM (Resende), que conta com efetivo de 357 policiais militares.

“A troca de comando é um procedimento normal na corporação. Eu tenho 27 anos de carreira na Polícia Militar e antes de vir para Resende já comandei o 34º BPM (Magé) e também o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar. Em Magé fiquei um ano e no Regimento de Cavalaria, dois anos. Antes de vir eu estava na Subsecretaria de Comando e Controle, no Rio de Janeiro. A minha vida profissional sempre foi ligada às unidades operacionais da Polícia Militar, desde que saí a Aspirante da Academia de Polícia Militar”, disse, comentando sobre a decisão de vir para Resende. “A determinação para assumir o comando do 37º BPM veio do comandante-geral e recebi com muita alegria. E encontrei uma unidade muito bem comandada pelo coronel Bueno, a unidade esta em terceiro lugar no estado no alcance dos índices de criminalidade e das metas estabelecidas pela Secretaria da Polícia Militar”, afirmou a tenente-coronel Andréia Campos na ocasião de sua posse ao A VOZ DA CIDADE.

A tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos – Idelfonso Pinheiro

Deixe um Comentário