Comandante do 5° CPA fala sobre título de primeiro lugar no Sistema Integrado de Metas do Estado

0

SUL FLUMINENSE

O 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), sob o comando do Coronel Marcelo Moreira Malheiros, atingiu o 1° lugar no Sistema Integrado de Metas referentes ao 2° semestre / 2021 em todo o Estado do Rio de Janeiro. O A VOZ DA CIDADE conversou com o responsável do 5° CPA, que coordena quatro batalhões da Polícia Militar na região Sul Fluminense sobre o resultado. “É mais uma vitória, pois já ganhamos o 1° semestre e agora também o 2° semestre de 2021; e paralelo a isso, o 33° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Angra dos Reis, subordinado ao 5° CPA, foi o primeiro colocado entre todos os batalhões do Estado”, disse Malheiros.

Ele explica que quem faz o termômetro de metas é o Instituto de Segurança Pública (ISP). “Por exemplo, por semestre você só pode atingir tantos casos no 5° CPA, e nós trabalhamos na meta estipulada por eles. O ISP me passa os percentuais e em cima deles eu trabalho em dois semestres. O 1° semestre vai de janeiro a junho e o segundo, de julho a dezembro”, conta o coronel.

Os principais indicadores que pontuam mais são o patrimônio e o bem maior, que é a vida; depois letalidade violenta, roubo de carga, de rua e de veículo. No caso do 5° CPA, houve uma queda de – 4,0% nas letalidades violenta, – 29,4% nos roubos de veículo, – 21,1% nos roubos de rua e redução de – 21,1% nos roubos de carga.

O coronel destaca que a colocação de Angra dos Reis também é uma grande conquista para o comando. “Começamos a tomar algumas medidas, inauguramos três Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), mais Companhia Independente, mais Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), reforçamos o policiamento, criamos convênio com a prefeitura e implantamos o Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis)”, citou Malheiros, explicando que todas essas medidas foram ocorrendo ao longo do tempo, mas tendo um bom resultado. “Entre os mais de 40 batalhões no Estado, o 33° BPM então atingiu o primeiro lugar entre todos”, completou.

Malheiros também agradeceu a todos os policiais militares pelo desempenho para que o 5° CPA atingisse a meta. “Esse prêmio é de todo mundo, dos comandantes, da tropa, de modo geral para todos que contribuíram para a nossa colocação”, agradeceu.  “É a segunda vez que ganhamos de forma consecutiva, ganhamos o 1° semestre de 2021 e o 2° semestre do mesmo ano. Eu estava no 2° CPA, lá na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ganhei o 2° semestre de 2020, então na minha carreira, é a terceira consecutiva que eu ganho o prêmio”, finalizou o Coronel Marcelo Moreira Malheiros, que assumiu o 5° CPA em abril do ano passado.

O 5° CPA coordena o 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, responsável também pela segurança de Barra Mansa, Rio Claro Pinheiral; o 37° BPM de Resende, atuante também em Quatis, Porto Real e Itatiaia; o 10° BPM de Barra do Piraí, Piraí, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Miguel Pereira e Mendes; o 33° BPM de Angra dos Reis, atuante também em Paraty e Mangaratiba e a 2ª Cia Independente da PM de Paraty.

Deixe um Comentário