Codec BM lança projeto de empreendedorismo para jovens

0

BARRA MANSA

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec BM) fez o lançamento oficial, na noite desta quarta-feira, dia 6, do projeto Educação Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae. Por meio dele, professores e estudantes da rede pública de ensino do município receberão capacitação com foco no empreendedorismo. A primeira escola a ser atendida com o projeto será o Colégio Estadual Baldomero Barbará. O lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) e contou com a participação de professores e da direção da escola, representantes do Codec BM, Sebrae, Aciap-BM, Sulcarj e Sescon.

As aulas serão ministradas para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além da capacitação dos professores – serão atendidos, inicialmente, 170 estudantes e 53 docentes. O objetivo do projeto é disseminar e estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora, por meio de capacitação online e também presencial. Estão previstas ações como palestras, oficinas, visitas a empresas e conversas com empresários, entre outras.

Durante o lançamento aconteceu à aula inaugural com a palestra “Empreendedorismo: Um Caminho Para o Sucesso – Novas Perspectivas de Atuação”, ministrada pelo consultor Márcio Cerbella.

Para o presidente do Codec BM, Bruno Paciello, o projeto vai contribuir muito para que os jovens possam desenvolver uma postura mais empreendedora diante do mercado de trabalho. Segundo ele, a parceria entre as instituições beneficia também o processo de aprendizagem ao capacitar os professores, promovendo a troca de experiências. “Despertar a consciência empreendedora é muito importante para os nossos jovens, muitos têm boas ideias, têm iniciativa e precisam dessa orientação. E ela ser dada na escola, fazendo parte da sua formação, desenvolve cada vez mais suas potencialidades”, ressaltou ele.

Arivaldo Mattos, membro do Codec BM, fez a abertura do evento e falou sobre a satisfação do conselho em desenvolver o projeto. “Sempre foi um sonho nosso que um projeto como esse fosse realizado nas escolas públicas e hoje, com a parceria com o Sebrae e outras instituições envolvidas, ele vira realidade”, afirmou.

A diretora do Colégio Baldomero Barbará, Regina Dornas Messias, agradeceu a oportunidade da escola ter sido a primeira a receber o projeto. “É um prazer e uma honra ser a primeira escola escolhida. Agradeço a equipe de professores e a vocês que estão incentivando essa ação. Esse projeto vem sendo construído por todos nós”, disse ela.

A analista do Sebrae, Fabiana Ramos, explicou que a adesão é voluntária e que houve um grande engajamento dos alunos e professores. “Vamos fazer a capacitação dos professores para que eles tornem o Empreendedorismo um tema transversal em suas aulas. Queremos ainda incentivar a relação com a comunidade, envolvendo os pais, com temas que possam ser desenvolvidos com eles também. Ao final, o objetivo é que eles saiam empreendendo a própria vida. O empreendedorismo transforma trajetórias, muda vidas”, concluiu.

Também estiveram presentes no lançamento o presidente do Sulcarj (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense), José Marciano de Oliveira, o presidente do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul Fluminense), Willian de Paiva Motta, o diretor da Aciap-BM, Manoel Duarte, e o empresário do ramo de Educação e apoiador do projeto, Yukishigue Miki

AS OFICINAS

Durante essa semana, já foram realizadas três oficinas para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Baldomero Barbará, denominadas “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, “Projeto de Vida” e “Relações Humanas”. A ação reuniu mais de 50 estudantes.

Deixe um Comentário