Cirurgias de catarata proporcionam qualidade de vida a moradores da cidade do Aço

0

VOLTA REDONDA

Quinze minutos que mudam a forma das pessoas verem a vida. É assim que podem ser resumidas as cirurgias de cataratas promovidas pelo programa ‘Revi-VER’, da prefeitura de Volta Redonda. Rápidas, elas não exigem internação e o procedimento é feito em centro cirúrgico oftalmológico móvel, montado em um caminhão que foi todo adaptado para realizar os processos. O veículo está estacionado na Ilha São João. O diferencial desta iniciativa é que, além da cirurgia, os pacientes fazem exames pré-operatórios gratuitos e são acompanhados após a intervenção cirúrgica.

Criado em julho pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa busca agilizar atendimentos a pessoas que aguardavam por procedimento há mais de dois anos.

Como foi o caso da dona de casa Donilas Almeida de Paula, de 66 anos. Ela passou por duas cirurgias de catarata por meio do programa da prefeitura e é só elogios à iniciativa. “Fui muito bem atendida. Passei a enxergar a vida com outros olhos. Está tudo mais claro. Nem uso mais os óculos. Graças a Deus e à equipe da prefeitura”, comentou ela que já recebeu alta após ser submetida ao procedimento cirúrgico por duas vezes; o primeiro aconteceu no dia 6 de agosto, e o segundo no dia 15 de setembro.

A moradora do Santa Cruz revelou que se surpreendeu com a rapidez do procedimento cirúrgico, que não durou nem 15 minutos. A recuperação também foi rápida.

Como participar
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o Dipa, que fica na Secretaria de Saúde, no antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.

Deixe um Comentário