Circuito Leiteiro de Barra Mansa entrará para o Calendário Oficial do Estado por meio de indicação legislativa

0

BARRA MANSA

O Circuito Leiteiro de Barra Mansa vai entrar para o Calendário Oficial do estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito hoje pela equipe do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, que informou que a mudança acontece por meio de uma Indicação Legislativa do parlamentar, que recebeu parecer favorável do Poder Executivo. Segundo Cabeleireiro, o objetivo é incentivar cada vez mais os investimentos no município.

O deputado explica que a produção de leite e corte bovino têm papel fundamental no fortalecimento da economia do interior do Estado, em função do grande número de agroindústrias, organizações de produtores e sindicados. “Vale ressaltar que a produção leiteira é predominantemente realizada por agricultores familiares. Agradeço ao governador  Claudio Castro por atender à nossa Indicação Legislativa, “, pontuou Marcelo, explicando que a proposta deixa claro que a tradição do Circuito Leiteiro traz um impacto positivo e significativo para outras cidades, além de Barra Mansa, como Resende, Valença e Campos dos Goytacazes. Ele comenta que os quatro municípios são os maiores produtores de leite do estado. “Em seguida vem Paraíba do Sul, Vassouras, Cordeiro, Macuco, Barra do Piraí, Itaperuna, Macaé, Cantagalo, Rio Claro, São Fidélis, Cambuci, São Francisco de Itabapoana e Santo Antônio de Pádua”, completa.

Ainda de acordo com o parlamentar, segundo dados da última pesquisa da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (EMATER), a cadeia produtiva do Rio de Janeiro envolve mais de 1,5 mil produtores e gerou cerca R$ 545 milhões para economia fluminense, em 2017.

TRADIÇÃO

As exposições e circuitos leiteiros estimulam o turismo local e mantém viva a tradição rural. No caso do Torneio de Barra Mansa, os pecuaristas participam de eventos que visam potencializar e premiar a produção leiteira. Além disso, o intercâmbio da experiência entre os produtores e a melhoria do padrão genético do gado, têm se mostrado de máxima eficiência, considerando que o município supera a média nacional de produtividade por animal.

Deixe um Comentário