Cinema itinerante usa energia renovável para exibição de filmes

0

Volta Redonda

Pioneiro no Brasil, o Cine Solar chega ao município nesta quinta-feira com oficina de vídeo e sessão de cinema. A entrada é franca, a realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania, Governo Federal e Banco Votorantim, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A iniciativa consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos.

Na Cidade do Aço será realizado um dia de atividade composto por uma oficina de vídeo e duas sessões de cinema a oficina será realizada com 30 jovens convidados em idade escolar. Abordando temáticas ambientais e locais, os participantes produzirão um filme que será exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema. À noite, acontecerão duas sessões de cinema, ambas com mostra de curtas metragens com temáticas ambientais.

O Centro cultural da Fundação CSN recebe a oficina de vídeo, o evento acontece das 14h30 às 17 horas. Já a sessão de cinema acontece na Praça da Escola Técnica Pandiá Calógeras. Em caso de chuva o evento acontece na quadra da instituição, serão duas sessões, às 19 e às 20 horas.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões carentes da periferia do Brasil e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.

A iniciativa conta com ações conjuntas com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, o projeto itinerante já percorreu mais de 120 mil km exibindo curtas e longas-metragens de várias temas e realizando oficinas práticas de audiovisual. Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de mil sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 345 cidades do País, percorrendo mais de 100 mil quilômetros e chegando a 160 mil pessoas, além de mais de 300 oficinemas, com um total de cerca de nove mil participantes.

 

 

Deixe um Comentário