Cidades da região registram baixa procura para vacinação contra Poliomielite

0

SUL FLUMINENSE

Está prorrogada em todo o Brasil até o próximo dia 31 a campanha nacional de Poliomielite. O objetivo da ação de multivacinação é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com as indicações do Calendário de Vacinação. Também será disponibilizada a aplicação (VOP ou gota) contra Poliomielite para crianças com idade entre 1 a 4 anos.

A medida, segundo a pasta, visa aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação. O ministério computava que, durante a campanha, apenas 35% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade haviam sido imunizadas contra a poliomielite. A meta da campanha é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

Em Volta Redonda, os pais ou responsáveis devem procurar uma das 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF) com a caderneta de vacinação da criança, CPF ou cartão SUS. Até o momento, 36,78% das crianças nesta faixa etária foram imunizadas contra a poliomielite, com 4.488 doses aplicadas.

De acordo com o médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, o índice em Volta Redonda ainda é superior ao registrado no estado do Rio de Janeiro. “A vacinação contra a poliomielite continua em Volta Redonda. Assim como em outras diversas regiões do país, o município não atingiu a
meta. A expectativa era alcançar 90% do público-alvo, portanto
convocamos todas as famílias que têm crianças de 1 a 4 anos, 11 meses
e 29 dias para procurarem a unidade de saúde mais próxima. Os pais ou
responsáveis devem apresentar ainda a caderneta de vacinação, todas as
46 unidades estão com os estoques das doses”, disse.

O médico ainda esclareceu que a vacina contra a Covid-19 pode ser
feita simultaneamente com a poliomielite em crianças a partir de 3
anos de idade. A vacina direcionada a este público é a CoronaVac.

A Secretária Municipal de Saúde de Barra Mansa, visando aumentar o número de crianças e adolescentes imunizados no município, seguirá com a campanha de vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação até o dia 31 de outubro. A ação acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 17h. Para imunização, é preciso estar com os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite já atingiu a marca de 60% das crianças do país na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade, mesmo que já tenham tomado a dose do imunizante. A meta é atingir 95% do público-alvo, assim como a Multivacinação, que é destinada aos menores de 15 anos de idade para a atualização das cadernetas.
As crianças precisam estar acompanhadas por um responsável e levar o cartão de vacina.

Já o setor de Imunização de Itatiaia seguirá com a campanha até que a meta de 100% do público seja atingida. Até o momento, o município atingiu 80.2%. Toda a campanha é divulgada nos canais da prefeitura a importância da vacinação e será realizada parceria com a Secretaria de Educação para conscientização em creches e unidades escolares.

Para intensificar a imunização contra a poliomielite, a Prefeitura de Angra dos Reis está realizando busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas no município. A ação consiste no envio de agentes comunitários de saúde às residências para informar aos pais e responsáveis sobre a pendência na vacinação. O objetivo é aumentar a conscientização da população quanto à importância de comparecer às unidades de saúde para garantir a vacina para o público-alvo.

A vacinação acontece em todas as ESFs espalhadas pelo município. O grupo-alvo da vacinação são as crianças menores de cinco anos de idade, e o documento necessário, que deve ser apresentado na hora de receber a imunização, é o cartão de vacina da criança – caso ainda não tenha efetuado a atualização do cadastro nas unidades de saúde, é importante levar também o CPF e o cartão do SUS. A campanha de vacinação contra a poliomielite no município vai até o dia 18 de outubro deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário