Cidade do Aço tem quase 500 casos confirmados de coronavírus

0

VOLTA REDONDA

Com 496 casos confirmados de coronavírus, a cidade começa amanhã a flexibilização do horário do comércio no município. Em live neste domingo, o prefeito Samuca Silva aproveitou a ocasião para atualizar os dados da doença: São 15 óbitos, 246 pessoas curadas, 1304 casos suspeitos e  75 internações. Além disso, 11% dos leitos de UTI ocupados na rede de saúde, e 8% do Hospital de Campanha.

Acompanhado do secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, Samuca anuncia novo decreto com validade já para esta segunda-feira proibindo o acesso de veículos de outros municípios na cidade. Com exceção para profissionais de saúde, veículos de gêneros alimentícios, medicinais e serviços essenciais, é necessário identificação e comprovante de residência.Haverá barreiras físicas e fiscalização da Guarda Municipal.

Sobre a abertura do comércio Samuca é enfático. “Não é abrir por abrir. É ter responsabilidade e monitoramento diário das metas pré-estabelecidas. Não é para sair desesperado de casa e ir para rua. Se os casos aumentarem, fecha tudo imediatamente. É preciso consciência, está nas mãos da população proteger a sua família e principalmente o grupo de risco. Fique em casa”, destaca, informando que a partir de hoje uma força tarefa estará nos centros comerciais, incluindo os bairros, fiscalizando , controlando abusos e orientado comerciantes e população.

Seis eixos de monitoramento

Para o comércio funcionar é necessário: o número de casos suspeitos não poderá aumentar em 5% por dois dias seguidos; A ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%; A ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%; O grupo de risco permanecer em isolamento social; Uso de máscara é obrigatório nas ruas; Além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

A partir de amanhã poderão ficar abertos: serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados; atividades profissionais, cientificas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; informação e comunicação; comércio e reparação de veículos automotores; alojamento; bares e restaurantes com 30% da capacidade.

A Feira Livre também está permitida a partir do dia 04, apenas de segunda a sexta-feira, nos bairros costumeiramente autorizados, de 6 às 14 horas rigorosamente, e somente para gêneros alimentícios. Também deverá ser mantida a distância mínima de três metros entre as barracas.

Já a partir de 11 de maio, devem ser liberados o comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra;  atividades imobiliárias; além de agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reservas. Essas atividades com horário de 14 horas às 22 horas.

Os shoppings poderão ser reabertos em 18 de maio, de meio-dia às 20 horas, com restrições. Entre elas: Uma pessoa por 100m2 da área comum; tempo de permanência máxima no estacionamento de 1h30min; proibido menor de cinco  e maior de 60 anos; e praça de alimentação com regras de distanciamento entre as mesas, observando a ocupação máxima de 30% e sem self-service. Continua proibido o funcionamento de espaços comuns que gerem aglomerações, como cinemas e espaços de brinquedos.

O descumprimento do decreto, das normas sanitárias ou de funcionamento, vai acarretar aplicação de penalidades previstas em lei. Entre elas, multa, interdição do estabelecimento, cassação de alvará, fechamento do estabelecimento, embargo, apreensão de bens, entre outras sanções.

Preservar leitos hospitalares

O prefeito também afirma que que não vai medir esforços para garantir que a cidade não tenha um colapso na rede de saúde e tenha leitos para atendimento da população do município. O prefeito explicou que a cidade está preparada, com a rede municipal de saúde, para atender a população, tendo leitos reservados de UTI/CTI nas unidades de emergência para casos graves, além do Hospital de Campanha, com 114 leitos, para casos de média complexidade.

 

Deixe um Comentário