Ciclone subtropical impulsiona tempestades com granizo no Sudeste

0

RIO DE JANEIRO

Uma frente fria está mudando o tempo no Sudeste. Áreas de instabilidade formaram tempestades severas em São Paulo na noite de terça-feira, dia 13, causando alagamentos na Capital paulista e em diversos outros municípios.

A mudança de padrão vem após uma sequência de dias muito quentes, com temperaturas máximas chegando a valores próximos dos 40 °C, como em Iguape, em São Paulo, que na terça-feira chegou a registrar 40,2 °C; ou Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que registrou 38,1 °C.

Isso ocorre devido ao avanço de uma frente fria pelo país, que vai continuar causando chuvas ao longo desta quarta-feira, dia 14.

Especialmente durante a tarde e noite, são esperadas tempestades severas não apenas em São Paulo, como também no Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Devido a essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de tempestades para o Sudeste, com acumulados de até 50 mm no dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Formação de ciclone subtropical impulsiona a formação de tempestades no Sudeste

A partir de quinta-feira, dia 15, começa a se configurar outro ciclone subtropical na altura do Sudeste, nos rastros da passagem da frente-fria. Ciclones deste tipo costumam se formam entre os litorais do Sudeste e da Bahia, nas latitudes de 20° a 40°, trazendo condições de tempo severo.

Graças a isso, entre quinta-feira, dia 15 e sexta-feira, dia 16, conforme o ciclone se aprofunda, podemos esperar uma nebulosidade alta em todo o Sudeste, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia e tempestades severas durante a tarde e à noite. As temperaturas caem e, na Capital paulista, por exemplo, os termômetros não passam dos 22 °C.

Entre sábado, dia 17 e domingo, dia 18, o ciclone se desloca em direção sul, mas continua influenciando o tempo no Sudeste – com temperaturas mais amenas, muita nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente durante a tarde e a noite em todos os Estados. Ao todo, os acumulados esperados podem chegar a valores em torno dos 150 mm de chuva até o fim do próximo domingo.

Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Caso seu município seja atingido por tempestades, evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques. Também evite áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.

Deixe um Comentário