Chuva intensa causa queda de barreiras, transbordamento de rios e deixa desabrigados em Resende

0

RESENDE

A chuva intensa que caiu no município desde a tarde de quarta-feira, dia 27, causou a queda de barreiras em localidades da zona rural, transbordamento dos Rios Alambari, na Região da Serrinha, da Pedra Preta e Pirapitinga, em Vargem Grande, além de alagamentos de casas na comunidade São Januário, nas proximidades do bairro Jardim do Sol e de ruas em diversos bairros. Pelo menos 30 pessoas ficaram desabrigadas e estão alojadas na Escola Estadual Roberto da Silveira, no bairro Paraíso. Apesar dos transtornos, não há feridos.

Água invadiu casas na comunidade do São Januário-Redes Sociais

De acordo com o Climatempo, após a forte pancada de chuva de 44,2 mm em uma hora, a chuva persistiu por mais seis horas. O total de chuva registrado em sete horas foi de 130,8 mm. “A previsão para o período de 24 horas era de 25mm. No entanto, com a chuva intensa que começou por volta das 16 horas, na região de Visconde de Mauá choveu 106,4mm; na área da Cidade Alegria, 118,2mm e na grande Paraíso, 91mm. A intensidade da chuva, que seguiu durante toda a madrugada, provocou cheias e transbordamento de alguns rios, como o Alambari, na Região da Serrinha, o da Pedra Preta e o Pirapitinga, ambos em Vargem Grande. O Rio Pirapitinga transbordou também na comunidade São Januário, atingindo as casas e deixando algumas pessoas ilhadas”, informou a coordenadoria da Defesa Civil que auxiliados por equipes do Corpo de Bombeiros, retirou os moradores com auxílio de barcos.

Rio Alambari transbordou e alagou casas e ruas do bairro Alambari-Redes Sociais

Segundo a prefeitura, equipes da Secretarias de Assistência Social, Educação e Administração, além da Guarda Municipal e Ouvidoria também ajudaram no trabalho da Defesa Civil, que começou no fim da noite e continuou durante a madrugada. “Todas as famílias foram cadastradas pela Assistência Social do município e removidas para abrigo temporário, na Escola Roberto Silveira, que fica no Paraíso. Na escola, estão 26 adultos e oito crianças desabrigados e outras 12 pessoas adultas e seis crianças estão em casas de parentes e amigos”, informou a Assessoria de Comunicação da prefeitura.

Equipe da Prefeitura de Resende retirou barreira na região de Vargem Grande-Redes Sociais

Ainda segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de barreiras na RJ-161, próximo a Vargem Grande e na RJ-163, estrada que liga a Via Dutra a região serrana ao distrito de Visconde de Mauá. Na Capelinha, na região do distrito de Pedra Selada, a estrada ficou interditada. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município liberam as estradas com auxílio de máquinas pesadas.

Já na área urbana, aconteceu alagamentos de diversas ruas de bairros da região da Grande Alegria, Manejo, Vila Julieta, Vila Isabel e Paraíso. No bairro Alambari, a água chegou a invadir casas com o transbordamento do Rio Alambari. Enquanto que uma árvore caiu na Rua Luiz Pistarini, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Equipes da Defesa Civil removeram as árvores e o trânsito foi normalizado.

Áreas da Aman ficaram alagadas com a chuva intensa-Redes Sociais

O temporal também causou transtornos na área da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Segundo a Assessoria de Comunicação da Aman, por conta do transbordamento do Rio Alambari, as regiões da Avenida do Exército, mais conhecida como retão da Academia e área dos parques dos cursos, foram atingidas pelo alagamento, afetando o Campo de Marte, além da área dos parques dos cursos. “Por questão de segurança, os acessos estão bloqueados e serão liberados assim que possível”, informou.

Deixe um Comentário