Cerest realiza seminário de saúde do trabalhador na Aciar, em Resende

0

RESENDE

O salão de eventos da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende (Aciar), recebeu nesta terça-feira, 28, a oitava edição do Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento gratuito foi promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba II – Resende (Cerest), tendo como público-alvo os profissionais de psicologia da região com o I Encontro de Profissionais de Psicologia do Médio Paraíba II. Foram realizadas três palestras ao longo do dia, reunindo servidores e profissionais da psicologia demonstrando que a segurança do trabalho também tem vínculo com a atuação dos psicólogos. A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do Ceres, Regina Quaresma.

Ela destacou a que a valorização dos psicólogos no contexto da saúde do trabalhador pode prevenir as doenças geradas pelo desgaste que afeta a vida dos empregados. A primeira atividade do evento foi a palestra “Como é construída a representação social do trabalho e suas implicações”, ministrada pela pedagoga Flávia Rodrigues da Silva, que é especialista em aprendizagens e membro da Secretaria de Gestão de Pessoas de Brasília (DF). Flávia comentou sobre o desenvolvimento e mudança das relações de trabalho que permitiram um crescimento e diversidade em relação às suas formas. “Em todas as áreas de existe a representação social que criamos do trabalho e o que isso envolve. O trabalho é marcado pela competitividade, como serviço público e serviço privado. A mídia que temos hoje cria a imagem de que um é eficiente e outro não, o que na prática não é verdade, mas essa dualidade já esta posta”, comentou a palestrante.

A palestra “Como é construída a representação social do trabalho e suas implicações” foi ministrada pela pedagoga Flávia Rodrigues da Silva

O seminário contou posteriormente com um debate, seguido da palestra “Qualidade de Vida no Trabalho e a Literatura”, com Ângela Alhanati, psicóloga e fonoaudióloga; e Renato Martini, graduado em letras, além de escritor, poeta e pintor. A programação terminou no período da tarde, com a palestra “Qualidade de Vida e Saúde Total”, com a equipe do Cerest, formada por Guilherme Marques, médico ortopedista; Kátia Oliveira, psicóloga e a coordenadora Regina Quaresma.

PINHEIRAL REALIZA SEMINÁRIO

E depois de Resende, outro município da região discute a saúde do trabalhador nesta semana. A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral promove na sexta-feira, 31, o II Seminário em Saúde do Trabalhador. O evento acontece entre 13h30min e 17 horas, no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, na Rua Juarez Távora, Centro, nº 169.

Com o tema “Oficina sobre acolhimento como boa prática na atenção básica a saúde de Pinheiral”, o evento contará com duas palestras com profissionais que farão ainda uma exibição sobre Reeducação Postural e Acolhimento para os profissionais da saúde.

Deixe um Comentário