Cerca de 30 doadores comparecem neste sábado no Hemonúcleo

1

BARRA MANSA

Com o objetivo de intensificar as doações para o carnaval, o hemonúcleo abriu neste sábado. Cerca de 30 doadores passaram nesta manhã d pelo local.

De acordo com a captadora de doadores, Cláudia ária de Oliveira, o estoque está em estado preocupante, ainda mais por se tratar de uma época festiva. “As vésperas de carnaval nossa preocupação redobra, pois, infelizmente, muitos acidentes acabam acontecendo e a doação de sangue se faz necessária”, diz ressaltando que o Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores. O mínino ideal de doações é de 30 ao dia, geralmente, mas, a média registrada é de apenas 10.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade, os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Outra indicação importante é que o doador deve ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias.

Cláudia explica que o funcionamento do local aos sábados contribui bastante para a arrecadação das bolsas de sangue. “Geralmente abrimos um sábado por mês para facilitar aqueles que não podem vir durante a semana por conta do trabalho. Hoje, por exemplo, estamos com um grupo de 16 pessoas que trabalham numa empresa e resolveram vir doar todos juntos. A mídia nos ajuda muito divulgando, mas é preciso que as pessoas se conscientizem”, destaca.

A pedagoga Aurilene da Silva Carvalho, do Rio de Janeiro, foi uma das doadoras deste sábado. Ela estava a 15 anos sem doar. “A avó de meu marido está internada e precisando de sangue, apesar do meu não ser compatível com o dela, resolvi doar e ajudar alguma outra pessoa. Doar é importante pela importância do ato, não pelo ego. É um ato grandioso. Todos nós um doía estaremos do outro lado, é preciso se conscientizar”, avalia a doadora, que pretende voltar a rotina de doação.

Paulo Ricardo de Souza, é administrador e faz parte do grupo de amigos que se reuniu nesse sábado para realizar o ato. “Sempre estamos envolvidos para ajudar alguma causa, essa é a primeira do ano, e começamos pela doação por se tratar de uma época crítica. Cada um mora numa cidade e geralmente realizamos atividades e cada uma delas”, informa.

Campanha de doação e vacinação aumentou em 50% doações de sangue

Na última semana, entre os dias 18 e 26 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o Setor de Imunização, realizou uma campanha de doação de sangue alinhada à vacinação contra a febre amarela. Segundo o Hemonúcleo, a campanha aumentou em 50% o número de doadores. Foram 114 voluntários aptos durante os sete dias de campanha, desse número, 70 pessoas também se vacinaram contra a febre amarela.

A medida buscou evitar o desabastecimento de sangue, já que, quando uma pessoa recebe a vacina  contra a febre amarela, ela fica impedida provisoriamente de fazer a doação. O município já vacinou mais de 127 mil moradores contra a febre amarela. Somente em janeiro, foram imunizadas 92 mil pessoas.

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

Requisitos básicos para doar sangue

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

Pesar no mínimo 50 kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias

Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

1 comentário

  1. Se os requisitos para doar não fossem tão rigorosos talvez os estoques ficassem um pouco menos vazios pois muitas pessoas até tem vontade de doar mas chega lá e se depara com um questionario que é quase impossivel de ser aprovado para doação.

Deixe um Comentário