Centro Estratégico de Segurança Pública de Barra Mansa é inaugurado

0

A Secretaria de Ordem Pública inaugurou no início da noite de ontem o Centro Estratégico de Segurança Pública. O prédio está localizado na Avenida Joaquim Leite, próximo à Igreja Matriz de São Sebastião. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable (PMDB) e de representantes das forças de segurança. O CESP conta com 72 câmeras espalhadas por toda a cidade e integrará as três forças de segurança pública: Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal, além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

No evento estiveram presentes os representantes do Consórcio de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense. O CISEGCI é o primeiro programa regional de prevenção à violência do estado do Rio de Janeiro, composto por 13 municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Para o prefeito Rodrigo Drable, a questão de violência não ocorre de forma isolado no município, mas é necessário combatê-la de todas as formas possíveis.  “Isso é reflexo do momento que o país está passando, a crise, o crescimento do desemprego. É um misto de desespero, por parte de quem perde seu trabalho e acha que não tem alternativa, e de quem já cresce em um meio a pessoas que acham que isso é comum. Não é comum. Estamos lutando em todas as esferas para mudar essa realidade, investindo na educação dos nossos jovens, trazendo parcerias para gerar emprego e, também, fortalecendo todas as formas de segurança da nossa cidade”, garantiu.

Para o A VOZ DA CIDADE, o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, explicou que o Centro Estratégico de Segurança Púbica tem por objetivo o fortalecimento entre as Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal, tornando o trabalho mais eficaz. “Hoje existem 72 câmeras de monitoramento pelos principais pontos da cidade e, ainda, em locais estratégicos. A expectativa é que com a implantação do Centro Integrado na cidade, o efetivo da Guarda Municipal passe para 200, sendo hoje em 140 agentes. Porém, isso ainda será avaliado com a prefeitura e caso dê certo, será aberto um concurso público”, disse Joel.

Entre as principais ocorrências, Joel disse que em primeiro lugar está a desordem pública (estacionamento irregular, som alto); depois acidentes de trânsito (sem vítima); infrações; depredações de patrimônio; e, ronda escolar. “No último item, temos intensificado o patrulhamento nas instituições de ensino municipal e estadual, das 7 às 22 horas, logrando êxito no trabalho e já realizando algumas prisões e apreensões”, contou, frisando que estão tentando de todas as formas combater o tráfico de drogas nas escolas, tanto interno, quanto externo.

Lembrado que a data da inauguração foi marcada para ser realizada junto com a programação de aniversário da cidade, que comemorou no último dia 3 de outubro 185 anos, o comandante deixa uma mensagem para a cidade.  “Espero que Barra Mansa seja melhor, depois de um turbulento período que passou. Ela está sendo reconstruída moralmente e financeiramente, politicamente. Nossa Está sendo reconstruída. Eu espero uma Barra Mansa Melhor, capaz de proporcionar aos seus munícipes, educação, saúde e segurança. A constituição prevê isso, mas que possamos oferecer o básico com qualidade. É o que espero para Barra Mansa”, concluiu.

Deixe um Comentário