Cemitérios da região estão sendo preparados para o Dia de Finados

0

SUL FLUMINENSE
Conforme tradição, a Igreja Católica dedica o dia 2 de novembro, Dia de Finados, aos mortos e suas almas, envolvendo o luto, a saudade e as homenagens a pessoas que já faleceram. Com isso, visando receber milhares de visitantes na próxima quinta-feira, as prefeituras da Região Sul Fluminense já iniciaram a preparação dos cemitérios.
BARRA MANSA
Em Barra Mansa, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também iniciou os preparativos dos cemitérios da cidade. Nesta segunda-feira, 30, começaram a ser instaladas tendas no Cemitério Municipal, no Centro, para que, no Dia de Finados, ocorra a realização de cultos e missas, além de abrigar os munícipes que comparecerem. Também foi realizada a instalação de Wi-Fi nas capelas do cemitério para os familiares enlutados que desejarem entrar em contato com pessoas próximas durante as homenagens.
Segundo o gerente do serviço funerário, Otacílio Martins Pereira Filho, a instalação de Wi-Fi nas capelas foi feita pensando nas famílias que passam pelo momento difícil de perda de um ente querido. Disse ainda que os cemitérios dos distritos de Amparo, Floriano e Rialto também estão recebendo serviços de limpeza e capinagem para visitação. Já o secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, falou que as melhorias feitas nos cemitérios acontecem diariamente, não só em época de Finados, para proporcionar maior conforto à população. Ele também reforçou o trabalho e auxílio do prefeito Rodrigo Drable para que tudo seja realizado da melhor forma.
ALINHAMENTO
Nesta semana, foi realizada uma reunião, na sede da Secretaria de Assistência Social, com autoridades da Secretaria de Saúde e da Guarda Municipal e membros da comissão para alinhar os demais serviços que serão oferecidos à população no Dia de Finados.
A coordenadora do setor de Urgência e Emergência do município, Roberta Freitas, disse que haverá ambulâncias à disposição da população para qualquer urgência das 7h30min às 17h30min do dia 2 de novembro.
O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, informou que serão disponibilizadas oito viaturas e cerca de 30 guardas estarão de prontidão para proporcionar melhor segurança aos que forem visitar seus entes queridos na data.
HORÁRO ESPECIAL NO CEMITÉRIO DE ITATIAIA
O Cemitério Municipal de Itatiaia, no bairro Vila Odete, vai ter horário especial no Dia de Finados. De acordo com a administração do espaço, vinculado à Secretaria Obras e Serviços Públicos, os portões abrirão às 7 horas e vão fechar às 18 horas. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas passem pelo local durante o dia.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, dois funcionários estarão de plantão, além da servidora que cuida da capela, para orientar o público ou atender a eventuais emergências. O secretário, Altamir Barreto, informou que a manutenção no local tem sido frequente, com a limpeza, varrição, capina e retirada de entulho nas partes internas e no entorno acontecendo quase que diariamente.
O Cemitério Municipal de Itatiaia tem cerca de 1.600 túmulos e uma média de 700 gavetas. O jazigo mais visitado é do Padre José Wyrwinski, que durante anos realizou as celebrações religiosas na Matriz de São José, em Itatiaia. Altamir declarou ainda que a prefeitura vai colocar lixeiras em pontos estratégicos, para que os visitantes possam fazer o descarte de flores e de outros objetos durante a visita. Durante todo o dia os banheiros existentes na Capela Municipal, situada ao lado do Cemitério, estarão à disposição dos frequentadores.
VOLTA REDONDA
Em Volta Redonda, de acordo com a prefeitura, o Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, no bairro Retiro, o maior da região, deve receber aproximadamente dez mil pessoas. O local funcionará das 7 às 17 horas, com missas às 8 e 16 horas. Para receber bem os visitantes, o Cemitério Municipal de Volta Redonda, já passou pelos serviços de capina, roçada, caiação, com a demarcação de vagas para estacionamento de veículos e sinalização.
Os serviços foram promovidos pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana e Infraestrutura. Para atender o público, banheiros químicos foram distribuídos ao longo do cemitério. Atualmente, o Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro conta 17.640 locais para sepultamentos, entre túmulos e gavetas. A cidade conta também com um cemitério particular, o Portal da Saudade, outro que aguarda um grande número de visitantes.

Deixe um Comentário