Cemae comemora Dia Nacional do Surdo na Praça da Matriz

0

BARRA MANSA

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) realizou ontem, 28, uma comemoração ao Dia Nacional do Surdo, na Praça da Matriz, no Centro. O evento que aconteceu de 9 às 13 horas,  além de promover  exposições e apresentações sobre a Língua Brasileira de Sinais, teve também a presença do Campo das Orquídeas de Guararema, região metropolitana de São Paulo. E parte do dinheiro arrecadado das vendas, será revertida para a Festa de Natal, do dia 13 de dezembro no Ilha Clube, que será realizada para cerca de 700 alunos com algum tipo de deficiência.

A venda das flores funcionará também neste sábado e domingo, na Praça da Matriz de 9 às18 horas. São 45 espécies diferentes de orquídeas e os valores das variam entre R$ 10 a R$ 20.

Atualmente a Educação de Surdos de Barra Mansa atende 35 alunos de escolas municipais e estaduais, desde a creche ao Ensino Médio, mas ainda não se sabe quantos surdos residem na cidade. E para realizar um quantitativo desse público, na ocasião, estava sendo feito um cadastro, com a coleta de dados básicos dos surdos.

Segundo a professora coordenadora da educação de surdos, Glenda Janaína Santos da Silva, objetivo é levar para sociedade a consciência de inclusão. “A gente trabalha o ano inteiro e sempre procurando fazer um movimento de inclusão para comunidade e para que os pais e os alunos se sintam valorizados”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial e diretora do Cemae, Sônia Coutinho, esse trabalho de apoio aos surdos começou em 1972. “Foi oficializado em 82 a primeira classe especial para surdos em uma escola regular, e como tempo, a demanda de alunos aumentou e houve necessidade de ampliação do serviço” disse, e, ainda segundo ela, o primeiro colégio a ter a inclusão de alunos surdos foi o Prefeito Marcelo Drable.

 

Deixe um Comentário