Capacitações para estudantes do projeto Parlamento Juvenil acontecerão em setembro na região

0

ESTADO

Começaram nesta terça-feira, 29, as aulas presenciais oferecidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para os eleitos no projeto Parlamento Juvenil. Elas seguirão até o dia 26 de setembro. A novidade é a expansão da oferta de locais e datas para que os estudantes de todo o Estado possam participar. Um PJ de um município afastado da capital pode escolher entre duas cidades mais próximas da sua região para participar.

No Médio Paraíba as capacitações acontecem no dia 5 de setembro para estudantes eleitos de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda. O local da capacitação será no Institucional Educacional Professor Manuel Marinho, em Volta Redonda. No dia 6 será para os eleitos de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, no Colégio Estadual Roberto Montenegro, em Angra. No dia 26 para os eleitos de Vassouras, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores e Valença. O treinamento será no Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, em Vassouras.

Para participarem do Parlamento Juvenil deste ano, exercerem seus mandatos e atuarem nas funções de deputados estaduais, os PJs irão estudar disciplinas como Direito Constitucional, Administrativo e Legislativo, além de Ética no Serviço Público. A nova edição acontecerá em plenário de 26 de novembro a 2 de dezembro.

No Parlamento Juvenil, os estudantes que foram eleitos nas escolas estaduais aprenderão sobre o programa e o Regimento Interno, bem como receberão aulas específicas sobre o trabalho legislativo para poderem elaboram indicações e projetos de lei que podem ser tornar leis sancionadas pelo governador Cláudio Castro. O programa é uma parceria da Alerj com a Secretaria de Estado de Educação.

Nesse ano, o Parlamento Juvenil completa 20 anos de instalação. O coordenador, deputado Danniel Librelon (REP), garantiu que o presente pelo aniversário do PJ será dado aos estudantes. Segundo o parlamentar, os cursos oferecidos durante a capacitação ficarão disponíveis mesmo após o fim da edição. “Nós queremos que os nossos jovens parlamentares aproveitem ao máximo esse processo que vai levar muito conhecimento a todos, e que o PJ seja o início de um grande futuro para eles”, afirmou Librelon.

A CAPACITAÇÃO

O treinamento terá horário integral em locais onde os parlamentares juvenis vão se encontrar de acordo com suas regionais, que são chamadas de metropolitanas. Pela manhã, serão apresentadas as novidades desta edição e promovida a interação entre os alunos. Depois da pausa para o almoço, os PJs eleitos terão contato com o conteúdo mais específico, relacionados às disciplinas.

Deixe um Comentário