Capacitação atuará na prevenção do consumo de álcool por jovens e adolescentes

0

VASSOURAS

Por iniciativa da vereadora Rosi Farias (PP), está programado para o dia 17 de novembro uma capacitação denominada Bebida: Lazer com Responsabilidade. O objetivo é atuar na prevenção do consumo de álcool por jovens e adolescentes. O público alvo será professores, agentes de saúde e demais multiplicadores e formadores de opinião do estado. A palestra será gratuita e acontece no auditório da Universidade Severino Sombra (USS), Centro, das 8 às 17 horas.

“Nossa maior motivação para trazer essa capacitação a Vassouras é o aumento do consumo de bebida alcoólica no Brasil, principalmente por jovens, que, por estarem em período de formação, podem facilmente adquirir o hábito de beber em excesso. Já é provado que o consumo de grandes doses de álcool pode causar mais de 200 tipos de doenças, além de outras consequências até mais graves”, comentou a vereadora Rosi.

Segundo ela, o objetivo não é pregar a proibição à bebida, mas uma orientação aos adolescentes de que existem consequências no consumo abusivo e que deve ser consumido de maneira moderada.

A capacitação é idealizada pela Fundação Milton Campos e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da USS, da prefeitura e de diversos setores da sociedade. Estarão presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Secretaria de Ordem Pública (SOP), Associação Estadual de Conselheiros e Ex- Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Aceterj), Federação das Associações de Moradores de Vassouras (Famov), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Guarda Municipal, Bombeiros e diversos setores da USS.

Segundo estudos recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de três milhões de pessoas morrem em decorrência do álcool todos os anos e, mesmo assim, o consumo só cresce. No Brasil, houve um aumento de 43,5% na ingestão de álcool per capita em dez anos, superando a média internacional.

Essa é a segunda capacitação idealizada pela Fundação Milton Campos que a vereadora leva ao município. No ano de 2014 foi realizado o evento “Drogas, Por Quê?”, que mobilizou 20 mil pessoas em todo o estado. O curso em Vassouras é também voltado para profissionais de outros municípios, que poderão se beneficiar do treinamento e aplicá-los em suas cidades.

A coordenadora da Fundação Milton Campos, Ellen Konrad, declarou que o projeto é de grande relevância para a sociedade e o objetivo é ampliá-lo. “Vassouras é um município com histórico de engajamento em ações sociais e a parceria com a Universidade, com bombeiros e diversas entidades colabora grandemente com a mobilização, um dos pilares  fundamentais para a realização do evento”, conclui.

Deixe um Comentário