Canal Futura promove cineclube durante a Flip 2018

0

O Cineclube Futura, evento cultural promovido pelo canal e que acontece pelo terceiro ano consecutivo durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), vai unir, professores, educadores, moradores de Paraty e o público participante da festa, sempre a partir das 16 horas, no espaço contiguo à Casa da Cultura. Em uma programação gratuita, o encontro une exibição de documentários, debates e reflexões sobre temas importantes para a sociedade de 22 a 29 de julho.

“O objetivo do Cineclube Futura em Paraty é envolver, ouvir e debater, junto com a população da cidade e municípios vizinhos, questões que mobilizam nossa sociedade. O Futura acredita na comunicação como instrumento de transformação social, e, para nós, é muito importante estar presente na Flip e poder dialogar com os moradores e visitantes”, afirma João Alegria, diretor geral do Canal Futura.

Segundo os organizadores, a abertura do Cineclube será no domingo, 22, com a exibição do episódio “Diz Aí Paraty”, produzido pelos jovens que participaram do projeto de formação audiovisual em Paraty, realizado nos dias 18 e 19 de junho. Até o dia 29, serão realizadas diversas apresentações temáticas seguidas de rodas de conversa às 16, 18 e 20 horas.

Na quinta, 26, às 16 horas, será realizado o “Fórum Crescer Sem Violência”, que aborda o enfrentamento às violências sexuais e violações contra crianças e adolescentes, e será exibida a série “Que Corpo é esse?”.  O Cineclube também realizará o lançamento da coleção de livros “Feminismos Plurais”, coordenada pela filósofa e ativista feminista Djamila Ribeiro, dia 27 às 19h30min, no auditório da Casa da Cultura.

A seleção de filmes e programas aborda temas como questões de gênero e sociais, educação e seus desafios, infância e adolescência, juventudes, movimentos feministas e conflitos de origem ética e racial, entre outros. São produções do Futura em parceria com jovens universitários e produtoras brasileiras. Também serão exibidos os documentários A Primeira Pedra – sobre a violência dos linchamentos – e #EuVocêTodasNós – que mostra os novos movimentos feministas articulados pela comunicação em rede –, filmes vencedores do Pitching DOC Futura, iniciativa que todos os anos seleciona roteiros com temas provocativos para serem produzidos pelo Canal.

O Cineclube Futura é uma parceria do Canal Futura, da Casa de Cultura de Paraty e da prefeitura de Paraty.

Deixe um Comentário