Campanha Outubro Rosa é lançada no município

0

VOLTA REDONDA

Foi lançada na manhã de ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Campanha Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero. A cerimônia aconteceu na Policlínica da Mulher, no Aterrado, e contou com apresentação de um vídeo sobre o Outubro Rosa e orientações às pacientes da unidade.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o público alvo da Campanha Outubro Rosa, que segue até o dia 31, são as mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo, o papanicolau; e de 50 a 69 anos para mamografia. Dentro da programação está também o Dia D, no sábado, 07, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, estarão abertas para realizar o exame preventivo.

Durante o período da campanha, a equipe da Secretaria de Saúde irá a empresas, entidades beneficentes, Centros de Referência à Assistência Social (Cras) e outros locais estratégicos da cidade para captação do público alvo da campanha. No dia 28 será realizada uma caminhada pela prevenção, em parceria com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) e a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda. A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça Pandiá Calógeras, em frente à Escola Técnica Pandiá Calogeras (ETPC), no bairro Vila Santa Cecília; e vai até a Praça Brasil, onde será montado estande com profissionais da SMS para dar informações e tirar dúvidas sobre os exames para diagnosticar os cânceres de colo de útero e de mama.

Segundo explicou o secretário Municipal de Saúde, o Outubro Rosa tem como principal objetivo mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama. Informou ainda que, a Secretaria estará promovendo ações para divulgar a oferta de exames, que é intensificada no mês de outubro para o público alvo da campanha. A mulher, de acordo com ele, cuida de todos e se esquece da própria saúde.

OBESIDADE E CÂNCER DE MAMA

O câncer e a obesidade são duas das principais epidemias globais da atualidade. A obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, inclusive para o de mama em mulheres pós- menopausa. A informação é da endocrinologista, Gabriela Lima. O excesso de gordura, de acordo com ela, produz hormônios, fatores de crescimento e inflamatórios. Mas, conforme a profissional, é possível evitar esse ciclo obesidade e câncer de mama. “É preciso focar no tratamento da obesidade. Para isso, destaco uma boa alimentação, com menos gordura, açúcar e sal, se manter hidratado, dormir bem, e fugir do sedentarismo”, sugeriu a endocrinologista.

A profissional ressaltou ainda que, estima-se que o estilo de vida sedentário esteja associado com 5% das causas de morte por câncer. Se uma mulher desenvolve câncer de mama, de acordo com ela, o fato de realizar atividade física reduz a chance de mortalidade. Por isso, praticar exercícios por 30 a 40 minutos por dia já é protetor. “Nunca é tarde para mudar seu estilo de vida e melhorar a sua saúde, um endocrinologista pode te ajudar”, explicou

Gabriela Lima.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Somente no Brasil os números apontam que metade da população, 50%, está acima do peso. O crescimento de pessoas com sobrepeso tem sido gradual com o passar das décadas. O número maior está entre as mulheres, sendo que 23%, 18 milhões, eram obesas em 2014 contra 17%,11,9 milhões, de homens.

Gabriela Lima é especialista em emagrecimento e performance humana. Com pós-graduação em nutrologia, endocrinologia e fisiologia hormonal, ela realiza atendimento médico personalizado, com o objetivo de promover a saúde e o bem estar.

Deixe um Comentário