Campanha nas redes sociais marca o combate ao abuso e à exploração sexual infantil em Itatiaia

0

ITATIAIA

O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, vinculados à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio de redes sociais da prefeitura e veículos de imprensa, lembraram nesta segunda-feira, dia 18, a campanha “Fazer Bonito”, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000.

A data tem como objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade para a participação na luta contra a violação dos direitos da criança e do adolescente. Anualmente, o trabalho é realizado através de caminhadas, debates, palestras, panfletagens, audiências públicas, etc. Entretanto, excepcionalmente, neste ano, não haverá nenhum tipo de atividade relacionada a esta data, devido à pandemia da Covid-19.

O conselheiro tutelar, Patrick Motta, destaca a importância da campanha para a defesa dos diretos daqueles que não tem voz. “Ela trás consigo uma valiosa contribuição para a nossa sociedade, pois se trata da conscientização no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, que são violentados e não conseguem se defender ou não sabem denunciar. Nós somos devemos ser os seus ‘porta-vozes’”, disse Motta.

O também conselheiro tutelar, Carlos Eduardo, o Dudu Silva ,orienta a população, caso presencie qualquer tipo de crime contra uma criança ou adolescente, procure o Conselho Tutelar, das 8 às 17 horas, localizado na Rua Recife, nº 79, no bairro Vila Odete  ou entre em contato através telefone (24) 3352 6739. Também é possível denunciar discando 100, o Disque Denúncia Nacional, que funciona 24 horas por dia. Ele reforça o papel da sociedade ao contribuir com as denúncias. “Através delas, o poder público poderá medir os números de casos de violência e tomar medidas concretas contra esse problema. Mas isso só é possível com a participação da população, agentes públicos de saúde, profissionais ligados à educação e segurança pública”, disse Silva.

Deixe um Comentário