Campanha de vacinação contra gripe tem início e alguns municípios adotam medidas para evitar aglomeração

0

SUL FLUMINENSE

Começou hoje, dia 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza). Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia ‘D’ de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.

Apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, o objetivo é aumentar a imunidade da população e reduzir a circulação do vírus influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a Covid-19. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Segundo o Ministério da Saúde, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público. Em alguns municípios, como é o caso de Barra Mansa, foram adotadas medidas para vacinar os idosos em casa nesta primeira semana. Outras cidades, como Pinheiral, já iniciaram o sistema ‘drive-thru’, onde os idosos são vacinados no próprio carro. Essas medidas visam impedir que o grupo da terceira idade se desloque às unidades de saúde e para evitar aglomerações.

BARRA MANSA

Em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde informou que a primeira etapa da vacinação, que acontece até o dia 27 de março, será destinada para pessoas acima de 80 anos e acamados. Esse público receberá a dosagem, administrada pela equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) em suas residências. Já a partir do dia 30 a 15 de abril, pessoas entre 60 e 79 anos serão imunizadas nos Postos de Saúde do bairro, através de agendamento feito pelos agentes. A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, na parte externa das unidades, das 14 às 17 horas. O idoso que puder ir de carro à unidade após o agendamento, receberá a vacina dentro do veículo.

PINHEIRAL

Em Pinheiral a vacinação, que acontece de 8 às 17 horas, já começou com o sistema de vacinação dentro dos veículos. Para evitar que os idosos se desloquem dentro das unidades. Sendo assim, ao chegar o acompanhante do idoso deve anunciar na recepção que o mesmo se encontra no carro e a equipe vai até o veículo aplicar a vacina. “As que não têm condições de se locomover até a unidade cadastrada serão vacinadas no próprio domicílio. É importante comparecer na unidade que estão cadastradas com identidade e o cartão de vacina”, disse o secretário de Saúde, Everton Alvim.

ITATIAIA

Em Itatiaia, a vacinação teve início às 13 e vai até às 17 horas. Nos outros dias, a imunização será realizada de 8 às 17 horas. Segundo a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, os profissionais de saúde serão vacinados em seus postos de trabalho, contudo não terá sistema ‘drive-thru’. “A vacinação será feita de forma rápida. Pedimos que os idosos levem o cartão dos anos anteriores para ser mais rápido, para não ter necessidade de fazer um novo. Ele vai chegar, receberá a dose e será colocada apenas a dose aplicada no cartão. Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas evitem filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações”, disse.

PRÓXIMAS ETAPAS

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais quatro milhões serão distribuídas até o fim de março.

Deixe um Comentário