Câmara de Rio Claro pede plano emergencial para a RJ-155

0

RIO CLARO

Na manhã desta terça-feira, dia 3, vereadores de Rio Claro se reuniram na Câmara Municipal para elaborar um oficio pedindo ao governo do Estado um plano emergencial para a RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga).  Uma das preocupações do legislativo é que a passagem seja interditada sem uma previsão certa do que será feito. Após fortes chuvas, a estrada sofreu uma erosão no último domingo, dia 1º, na altura do km 18, próximo ao túnel do distrito de Lídice. Na segunda-feira, dia 2, a cratera aumentou e os motoristas foram orientados a passar pelo acostamento. A estrada corre o risco de ser interditada totalmente.

Segundo o vereador Wilson Latino, a intenção é impedir que o que aconteceu em 2018 com a RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba), se repita na RJ-155. “Foi um caso parecido. A estrada caiu e ficou fechada por meses”, relatou, acrescentando que isso não pode acontecer na Saturnino Braga, uma vez que a rodovia além de fazer parte da rota de fuga da Usina Nuclear, sua interdição prejudicaria diretamente a economia da cidade. “Além disso, muitos moradores de Rio Claro trabalham em Angra dos Reis e por isso estamos pedindo o apoio deles também”, disse.

O vereador explicou que, caso a passagem seja fechada por muito tempo, o  distrito de Lídice será o mais afetado. De acordo com Latino, o comércio local seria atingido diretamente. “Precisamos de uma resposta concreta do que realmente será feito para a população se preparar para isso. Não podemos ficar simplesmente esperando por alguns dias ou por mais tempo, a população tem que está ciente se vai fechar ou não, por quanto tempo e tem que ter uma emergência na conclusão disso. O que não pode é ficar fechada na incerteza do que vai ou não acontecer.

Segundo informações passadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o engenheiro fiscal do órgão esteve no local nesta manhã, dia 3, avaliando a situação da estrada. Ainda não há respostadas se a rodovia precisará ou não ser fechada. Caso isso aconteça, a alternativa seria um desvio pela Serra do Piloto, em Mangaratiba.

No momento, o trânsito funciona emergencialmente em meia pista, pelo acostamento. O A VOZ DA CIDADE acompanha o caso e trará mais informações ao longo do dia.

Deixe um Comentário