Câmara de Dirigente Lojistas promove o Dia Livre de Impostos em Resende na próxima quinta-feira

0

RESENDE

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itatiaia e Resende promove na próxima quinta-feira, dia 25, o Dia Livre de Impostos (DLI) no município. Nesta data, lojistas participantes estarão comercializando seus produtos e serviços sem repassar aos consumidores o valor da tributação. Os descontos poderão chegar até 30%.

A ação, representada pela CDL Jovem, tem o objetivo de conscientizar a população e o Poder Público sobre a alta carga tributária paga no Brasil, protestar sobre o pequeno retorno dos impostos arrecadados para a sociedade além do impacto do aumento do preço do produto e serviço que limita o poder de compra do consumidor. Este projeto é realizado anualmente e a data representa o “DIA X” até o qual o brasileiro trabalha somente para pagar impostos.

No ano passado, o Dia Livre de Impostos foi realizado no dia 2 de junho. Este ano, a CDL Itatiaia e Resende optou por realizar a ação no próximo dia 25, com a participação de empresas prestadoras de serviços, varejo e o segmento de alimentação. Ao todo, 14 as empresas participantes ofertarão um produto ou serviço com desconto proporcional à carga tributária paga. “Nesta ação o empresário se solidariza com a causa e absorve o valor do imposto ao invés de repassar para o consumidor, que comprará sem o tributo”, disse o presidente da CDL Itatiaia e Resende, Victor Sauerbronn Gonçalves. Ele comenta ainda que a ação é importante porque evidencia o peso da carga tributária não só para os empresários, uma vez que muitos não percebem o quanto de imposto está relacionado aos produtos visto que não dominam a fundo o tema, mas também para os consumidores que vão adquiri-los e saberão exatamente quanto de imposto está embutido em cada item.

Estarão participando do Dia Livre de Impostos empresas dos ramos varejistas, serviços e de alimentação-Cyntia Freitas

DESCONTOS DE ATÉ 30%

Durante o Dia Livre de Impostos (DLI), as empresas de varejo e as de serviços estarão oferecendo descontos de até 30%. Enquanto que as empresas do ramo de alimentação vão oferecer 20% de desconto.

Para o presidente da CDL Jovem, Roberto Salete Resende Júnior, a ação do Dia Livre de Impostos é um projeto de relevância para sociedade, pois é evidenciado o quanto nós consumidores pagamos de impostos sobre produtos e serviços. “Neste dia entendemos que esse montante pago poderia ser revertido para a sociedade seja na saúde, infraestrutura, educação, saneamento básico, etc. Esta é em forma de protesto que podemos nos pronunciar contra a corrupção, má gestão pública e impulsionar uma reforma tributária adequada e mais justa”, defende.

Roberto exemplifica que em 2022, foi arrecadado o montante de R$2.890.489.835.2906,32 de impostos. “Em levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), em um ranking com os 30 países do mundo que têm a maior carga tributária, o Brasil aparece em último lugar com o pior retorno dos valores arrecadados para serviços de qualidade que venham a gerar bem-estar à população. E é neste contexto que nós da CDL junto com os empresários agimos em prol da sociedade em busca de um lugar melhor para nós brasileiros vivermos e condicionar um país melhor para os próximos”, destacou.

Deixe um Comentário