Câmara aprova indicação para a revitalização da Ponte Velha

0

RESENDE

“A Ponte Nilo Peçanha – mais conhecida como Ponte Velha -, precisa passar por trabalhos de manutenção”. A alegação foi feita pelo vereador Renan Marassi (Cidadania), que é o autor da indicação nº055/2020, que pede ao Executivo a realização de vistoria e, a partir dos problemas verificados, melhorias naquele que é o principal cartão-postal da cidade.

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que, construída sobre o rio Paraíba do Sul, a ponte é bastante utilizada pela população, pois liga o Centro ao bairro Campos Elíseos, onde se concentram os pontos comerciais de Resende. “A estrutura está muito desgastada pela ação do tempo e precisa urgentemente de manutenção, sob pena de colocar em risco a segurança da nossa população”, argumenta, frisando que a ponte foi inaugurada em 1905 pelo Dr. Nilo Peçanha, governador do Estado do Rio de Janeiro, que deu nome à ponte.

Na ocasião, ela media 230 m de comprimento e 4,5 m de largura, indo até o Fórum Velho. Em setembro de 1950, com a inauguração da primeira ponte de concreto armado em Resende Dr. Miguel Couto Filho, os carros e as carroças deixaram de transitar pela Ponte Dr. Nilo Peçanha, que passou a ser usada apenas pedestres.

Na década de 1960 foram cortados cerca de 30 metros das ferragens no comprimento da ponte, deixando-a mais curta. Na década de 1980, por sua vez, a ponte passou anos interditada, sendo reaberta ao público depois de longos trabalhos de restauro. Em tempo, a ponte é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural INEPAC.

O bairro Morada da Barra também foi tema de uma indicação do vereador Tivo – Cynthia Freitas

VEREADOR PEDE REFORÇO NA ILUMINAÇÃO

A Câmara de Resende aprovou uma série de melhorias para a iluminação da Região das Barras nos últimos dias, por meio de indicações de autoria do vereador Tivo (PP).

Em uma delas, ele pede ao Poder Executivo a troca urgente de um poste situado na Rua José Eduardo Guimarães, nº 25, na Fazenda da Barra III, bem como a extensão da iluminação pública em um ponto da Rua Fortunato Correia da Silva Filho, no bairro Fazenda da Barra II.

O parlamentar justifica. “O poste está muito danificado, com os ferros expostos, podendo cair a qualquer momento”, alerta o vereador sobre a melhoria reivindicada para a Barra III. Ele destaca, ainda, a urgência da medida, de forma a evitar acidentes e maiores transtornos. No que diz respeito à benfeitoria para a Barra II, Tivo conta que recebe muitas reclamações da população pelo fato de o local ainda não contar com iluminação. “Os moradores ficam inseguros com a escuridão que predomina naquela rua; já está mais do que na hora de o Poder Público tomar providências”, comenta.

O bairro Morada da Barra também foi tema de uma indicação do vereador. Ele solicitou medidas para reduzir a erosão às margens do Rio Paraíba, mais precisamente no trecho entre as pontes férrea e da Rodovia Presidente Dutra. “O intuito é evitar acidentes com a queda de veículos no rio, uma vez que a via em questão dá acesso ao Polo Industrial e fica às margens do Paraíba”, aponta. As três indicações tiveram cópias enviadas à Prefeitura para estudos de viabilidade.

Deixe um Comentário