Caixa anuncia retomada de horários anteriores à pandemia de Covid-19

0

SUL FLUMINENSE

A partir de amanhã, as agências da Caixa Econômica Federal, voltam a funcionar no horário que era praticado antes da pandemia. Na região Sul Fluminense o horário é de 11 às 16 horas.

Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente.

Segundo nota oficial da instituição, os clientes podem pesquisar os detalhes sobre o horário de funcionamento das agências no site da Caixa. Priorizando a segurança e o bem-estar de clientes e empregados, o banco vai manter os cuidados necessários para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19, como a disponibilização de álcool em gel em todas as unidades.

O banco alterou os horários de funcionamento durante a pandemia, antecipando horários de abertura e fechamento também para viabilizar o pagamento do auxílio emergencial. Na maioria do País, o horário de abertura das agências bancárias ocorre às 10, com encerramento às 16 horas.

Bancos têm autonomia

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) liberou as instituições financeiras para adotar política própria para abertura e fechamento das agências na retomada das atividades, conforme as características e estratégias internas de cada empresa.

Segundo a entidade, não haverá processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia, já que cada banco tem um perfil. Além disso, o uso de serviços bancários eletrônicos, como mobile banking (pelo celular) e internet banking (pelo computador), cresceu na pandemia e já é majoritário na preferência dos clientes.

Em contrapartida, a participação das agências nas transações bancárias caiu de 9% em 2016 para 3% em 2020.

No celular, o volume de transações passou de 43%, em 2019, para 51%, em 2020. Ao todo, a participação dos meios digitais no uso dos serviços bancários subiu de 52%, em 2016, para 62% em 2019 e 67% em 2020, impulsionado pela pandemia.

A Febraban ressalta que procedimentos de segurança sanitária — como higienização das agências, uso de máscara pelos funcionários e oferta de álcool em gel — deverão continuar sendo seguidos pelos bancos com a flexibilização do isolamento social.

 

Deixe um Comentário