Brasileiro de oito anos está entre os mais inteligentes do mundo

0

PAÍS

Gustavo Saldanha é fã de Beatles e um prodígio musical, já toca mais de sete instrumentos e canta mais de 100 músicas, além de instalar softwares como Windows no Apple e vice-versa. Ele é assessorado pelo mesmo neurocientista que também descobriu a menina Laura Büchele de nove anos, o Dr. Fabiano de Abreu, que também membro da Mensa Internacional (Maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com quocientes de inteligência nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado).

De acordo com Abreu, Laura tem 139 de QI e entrou para a Mensa Internacional com nove anos. Tanto ela, quanto Gustavo, compartilham o mesmo percentil 99 já o menino apresenta 140 de QI. “”Não se pode fixar em números, pois há diferentes testes com diferentes números, mas ambos fizeram o mesmo teste e possuem 99 de percentil, melhor maneira de avaliar o QI. Tem pessoas cujo teste dá 180 com 99 de percentil. Depende também do desvio padrão a ser calculado. Para passar para Mensa, tem que tirar acima de 98 de percentil”, explicou o doutor em neurociências e especialista em estudos de inteligência Fabiano de Abreu.

De acordo com Luciane Saldanha, mãe de Gustavo, desde o seu nascimento, ele era notavelmente diferente das outras crianças. “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”, lembra Luciane que é doutora em Ciências da Saúde, destacando que assim que Gustavo aprendeu a falar, passou a demonstrar grande paixão pelo mundo da música.

A tecnologia também fascina o menino e a união entre as duas paixões fez com que ele aprendesse a usar sistemas complexos como o Logic Pro, utilizado pelos músicos profissionais. Atualmente, o repertório do pequeno artista já supera mais de 100 músicas. Gustavo também já gravou 4 músicas autorais, se apresentou em Liverpool e já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor e Brian Ray.

Deixe um Comentário