Bombeiros são chamados para atender incêndio em ala de maternidade de Hospital de Itatiaia

0

ITATIAIA

A equipe do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Itatiaia foi acionada no início da noite desta quarta-feira, dia 23, para atender uma ocorrência na ala da maternidade do Hospital Municipal Doutor Manoel Martins de Barros, no bairro Jardim Itatiaia. Segundo a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, uma pane elétrica pode ter provocado um incêndio em um ar-condicionado. O fogo foi debelado e não teve nenhuma vítima no local.

Incêndio teria ocorrido em um aparelho de ar-condicionado – Redes SociaisO incêndio teria ocorrido por volta da 18h37min e foi finalizado pela equipe do Corpo de Bombeiros às 18h53min.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, devido ao incêndio a ala da maternidade e alguns locais da unidade hospitalar ficaram com muita fumaça. Por precaução, a diretoria do Hospital Municipal e o secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, que compareceu ao local, resolveu retirar os pacientes que estavam na unidade atingida pela fumaça. Várias ambulâncias, até de cidades vizinhas foram chamadas para ajudar na retirada dos pacientes.

Prefeito Irineu esteve no Hospital Municipal para acompanhar a transferência – Redes Sociais

O prefeito Irineu Nogueira, assim que ficou sabendo do acidente, foi até o Hospital Municipal, para acompanhar a transferência. “Houve um incidente agora a noite no ar condicionado da maternidade do Hospital Municipal, que acabou causando um foco de incêndio no prédio. Quero tranquilizar a todos e dizer que as medidas para preservar os pacientes, acompanhantes e servidores foram tomadas imediatamente, assim como todo o transporte com carros, vans e ambulâncias foi prontamente mobilizado para tornar mais ágil o atendimento e dar todo o suporte necessário inclusive aos familiares”, disse o prefeito. Ele ainda informou que os pacientes foram transferidos para os hospitais da região.

“Houve um curto-circuito em um ar-condicionado que causou um foco de incêndio em uma ala da maternidade em uma área que não tinha nenhum paciente, mas a fumaça que saiu de dentro do ambiente contaminou o espaço. A gente fez a transferência de alguns pacientes para algumas unidades de saúde de Resende”, explicou o secretário de Saúde. Luiz Eduardo também informou que neste momento, para fazer um primeiro atendimento até quinta-feira, a Prefeitura de Itatiaia utilizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Resende. “Amanhã a gente volta a ter tudo normalizado no Hospital Municipal a parte de Pronto Atendimento. A única área que deve ficar um pouco comprometida será a ala da maternidade, mas vamos reorganizar para reiniciar o atendimento”, complementou.

NOTA DA PREFEITURA

Ainda na noite desta quarta-feira, segundo informações da prefeitura, três recém-nascidos, acompanhados de suas mães, foram transferidos para a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Resende (APMIR), em total segurança. Além dos bebês, uma criança, de idade não informada, foi transferida para o Hospital Unimed, também em Resende e todos passavam bem.

Da Clínica Médica, a prefeitura informou que quatro pacientes do sexo masculino e um paciente do sexo feminino foram encaminhados para unidades hospitalares da região.

Já com relação aos funcionários, uma técnica de enfermagem e um enfermeiro que inalaram fumaça, foram transferidos e seguiam estáveis, em observação até o fechamento desta edição.

A prefeitura também disse que está disponibilizando transporte para os familiares dos pacientes que foram transferidos para as unidades nas cidades vizinhas, caso queiram visitá-los.

A Secretaria de Saúde informou que as cirurgias e exames de colonoscopia agendados para esta quinta-feira, dia 23, serão remarcados. Uma equipe estará no hospital para orientar os moradores.

Deixe um Comentário