Barra Mansa terá retorno do comércio e das igrejas, com protocolos de funcionamento

1

BARRA MANSA
Em live na noite desta terça-feira, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado dos secretários de Saúde, Sérgio Gomes, de Educação, Fernando Vitorino, e de Fazenda, Leonardo Ramos. Ele fez questionamentos aos secretários, levantados nas redes sociais. E reafirmou o que pode acontecer na próxima semana: o retorno regular do comércio a partir do dia 27, provavelmente. Sobre as aulas, adiantou que elas não retornarão, apenas quando for seguro para as crianças. Já as igrejas, poderão funcionar, também dentro de regras. Drable resumiu que a palavra principal da sua fala seria o livre arbítrio.
“Se você acha que não é o momento, fique em casa, eu aconselho. Mas existe grande parte da sociedade que vai sucumbir não pelo vírus, mas pela falta de dinheiro. Estamos numa curva de segurança, casos devem aumentar, mas dentro de uma equação que conseguiremos atender. Santa Casa pronta, UPA pronta, a partir desta quarta-feira nosso Centro de Triagem (Região Leste) vai funcionar”, disse o prefeito.
Ele lembrou que neste domingo farão 40 dias que o isolamento foi solicitado. O prefeito informará nesta sexta-feira sobre novos protocolos. Um deles será a divisão do comércio por cores – vermelho e amarelo. Um funcionará das 9 às 14 horas e outro de 15 às 20 horas. No dia seguinte, será o contrário. “Não acabou o risco, ainda não existe cura, mas temos o momento de controle. Vamos ter a troca de horário no comércio, com uma hora de intervalo, fazendo com que 50% das lojas estejam abertas em determinado momento, haja desencontro no transporte coletivo, e que permita o funcionamento do comércio de maneira segura”, frisou Rodrigo Drable, ressaltando que os protocolos de segurança, como máscaras – que já é determinação na cidade, álcool gel na higienização das pessoas.
Sobre as escolas, não voltarão nesse primeiro momento, apenas quando for seguro para as crianças. Mesmo que em 30 dias as aulas ainda continuem suspensas, será possível, segundo o secretário de Educação, retornar sem a perda do ano letivo. “Já estamos pensando em possíveis calendários para reposição dessas aulas, até porque o MEC já liberou a obrigatoriedade dos dias letivos, mas manteve as 800 horas que precisamos cumprir. Então, é possível”, disse, informando que serão distribuídas cerca de 12 mil cestas básicas para famílias de estudantes, além das que já estão sendo entregues pela Secretaria de Assistência Social, outras, 1,5 mil.
O prefeito disse que o retorno das igrejas também é uma realidade. “O exercício da fé é algo fundamental para sanidade da sociedade, para que a força da oração seja também um vetor de combate ao coronavírus, mas tem que ficar claro que o ambiente da igreja é de aglomeração, abraços, cumprimentos, imposição de mãos, bancos apertados. Hábitos terão que mudar por algum tempo, além das máscaras, higienização das mãos na entrada, redução em torno de 30% das pessoas nos locais. Crianças ficando em casa, maiores de 60 anos também”, afirmou.
CASOS CONFIRMADOS
Até nesta noite eram 31 casos, sendo que 20 são da área da saúde. Seis pessoas estão internadas. Duas na ventilação mecânica. Quarenta e dois casos ainda suspeitos a espera de resultados de exames. Há ainda baixa ocupação de leitos por coronavírus.
A cidade está usando cloroquina para tratamento de pacientes. Do estado receberam 300 comprimidos e a prefeitura comprou oito mil, o que ao todo daria para atender entre 800 e mil pessoas em fase inicial da doença. Sobre máscaras a informação é que a cidade tem 208 mil compradas.
No Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na antiga UPA da Região Leste, que entrará em funcionamento nesta quarta-feira, são quatro leitos com respiradores, além de outros 17 leitos. Sem contar os leitos da Santa Casa e da UPA do Centro.

1 comentário

  1. Tem gente precisando regularizar o seguro desemprego no Sine, por conta de erro da empresa na ficha de requerimento … Poderiam abrir o Sine, pelo menos 1 vez por semana pra resolver esse problema … vai ter gente que vai perder o prazo

Deixe um Comentário