Barra Mansa tem 69 casos confirmados e prefeito fala que nos próximos dias cidade pode fechar novamente

0

BARRA MANSA
Desde a última atualização em Barra Mansa, no último domingo, o número de casos confirmados de coronavírus passou de 60 para 69. O prefeito Rodrigo Drable falou sobre os casos em suas redes sociais na noite de terça-feira. Ao todo foram descartados 198 exames. Dos casos, 30 podem ser considerados curados. Há ainda 31 em investigação. Uma morte na cidade e outras três suspeitas. O prefeito disse que eram idosos maiores de 65 anos, com comorbidades. Drable ainda ressaltou que se não houver mudança de comportamento nas ruas, a cidade fechará novamente. Frisou que se for projetado um cenário ruim isso acontecerá.
O prefeito ainda atualizou as internações na cidade. Ao todo são 14 suspeitos internados, vários tiveram teste rápido negativo, aguardando contraprova. Um deles está entubado, o restante em enfermarias de hospitais públicos e particulares em ventilação natural. São quatro pessoas internadas que testaram positivo para coronavírus. “Apenas um ventilador está sendo usado na Santa Casa para paciente suspeito. A rede tem capacidade ainda. Contudo quero manifestar preocupação do que vejo nas ruas após o comércio aberto. A maioria das pessoas está de máscara, mas os 5% que não estão desrespeitam a coletividade. Amanhã faz uma semana que abrimos o comércio e a projeção de casos começa a acontecer de agora em diante. Isso terá reflexo nos próximos dias”, disse.
Sobre os bancos, o prefeito disse que faltou planejamento para pagamento de benefícios e a prefeitura está ajudando como pode. Falou de gradis instalados pelo Poder Público, após aluguel da rede bancária, impedimento de estacionamento em via, espaço para distanciamento, equipes de saúde nas ruas para atender as pessoas, duas ambulâncias na Praça da Matriz. O prefeito disse que apenas hoje quatro idosos desmaiaram em filas de bancos e foram atendidos pelas equipes da prefeitura. A partir dessa quarta-feira, outras ações serão tomadas, como colocação de banheiros, quatro na Matriz e dois no bairro Vila Nova, água para as pessoas tomarem, locais para higienização das mãos.
Mesmo sabendo que muitas pessoas estão nas ruas em busca de resolver problemas nos bancos, o prefeito destacou que muitas outras estão nas ruas apenas por estar.  Mencionando ainda  casos suspeitos que não estão fazendo o isolamento nas casas, Rodrigo Drable disse que a cidade pode fechar novamente por inconsequência das pessoas.
Ele manifestou preocupação pelo fato do Governo do Estado poder usar leitos da cidade para atender a população de outros municípios. “Me preocupa muito o fato do estado estar passando por esse momento trágico e a possibilidade dos leitos serem ocupados por pacientes de outras cidades. Estou falando para as pessoas se prepararem. O movimento de abre e fecha provavelmente vai acontecer. Vamos segurar o comércio aberto o máximo, mas quando chegar o momento em que projetamos o cenário ruim será a hora de parar. Se tudo correr bem, se a cidade estiver mais vazia amanhã, podemos ter um tempo maior ou nem fechar, mas ao que tudo indica sim, vamos ter que fazer a interrupção”, concluiu o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, na transmissão.

Deixe um Comentário