Barra Mansa conquista Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV

0

BARRA MANSA
Acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e da diretora médica do Hospital da Mulher, Dra. Janaina Henriques Sobrinho, o prefeito de barra mansa, Rodrigo Drable, esteve, nesta sexta-feira, 8, em Brasília para receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, entregue pelo Ministério da Saúde. A conquista inédita representa o reconhecimento pelas ações desenvolvidas na prevenção da transmissão vertical do HIV, que é o vírus causador da Aids, sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
No evento, Drable demonstrou gratidão e orgulho e agradeceu a todos os envolvidos. Destacou que, com muito orgulho recebe mais um prêmio que nos enche de orgulho. Lembrou que, Barra Mansa e Petrópolis são as únicas cidades do Estado do Rio que erradicaram a transmissão vertical de HIV. “Isso quer dizer que, após anos de dedicação no atendimento pré-natal, não temos mais em Barra Mansa a contaminação de crianças nascidas de mães portadoras do HIV”, declarou, ressaltando que tem muito orgulho de sua equipe toda. “Em especial, eu exalto o Dr. Sérgio Gomes, a Dra. Janaína Henriques e o Dr. Alberto Aldet que não pôde vir à premiação, mas está conosco em sentimento e emoção”, destacou o prefeito.
RESULTADO DE EMPENHO E COMPROMETIMENTO
Outro que falou sobre o prêmio no evento, foi o secretário de Saúde de Barra Mansa. Dr. Sérgio Gomes destacou que a certificação é resultado do empenho e comprometimento das equipes que trabalham de forma incansável no município. Ressaltou que a prefeitura está com a sensação de dever cumprido. “Mas vamos continuar trabalhando duro, desenvolvendo mais campanhas e ações educativas, intensificando a realização de testes rápidos em todas as unidades de Atenção Primária”, disse o secretário, lembrando que a secretaria irá seguindo com o trabalho de intersetorialidade envolvendo o Programa IST/Aids, o Hospital da Mulher e as unidades de saúde para seguir sem registrar criança contaminada por transmissão vertical do HIV.
Dados do Ministério da Saúde, a transmissão vertical da mãe para o seu filho, indicam que é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. Em Barra Mansa, o Programa de IST/Aids, com atuações no Hospital da Mulher, nas unidades de Atenção Primária à Saúde, no Laboratório Municipal, entre outros dispositivos da Rede Municipal de Saúde, realiza um trabalho preventivo para que a gestante, com diagnóstico positivo, o pré-natal de risco no Hospital da Mulher e siga com o tratamento. “Após o nascimento, a criança é acompanhada por um infectologista pediatra e recebe uma fórmula láctea infantil fornecida pelo estado”, finalizou.

 

Deixe um Comentário