Barra do Piraí não corre risco de ficar sem oxigênio, diz prefeito

0

BARRA DO PIRAÍ

O prefeito Mario Esteves usou as redes sociais, neste sábado, 20, para tranquilizar a população de Barra do Piraí quanto ao abastecimento de oxigênio na Santa Casa, onde funciona o Centro de Triagem para a Covid-19 do município. De acordo com o chefe do Executivo, a unidade possui a sua própria usina de produção de O2, o que garante que não haverá falta. O país está em alerta após entidades médicas chamarem a atenção, na sexta, 19, para o risco da falta de medicamentos para entubação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Brasil.

A possibilidade do colapso motivou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizar o uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio hospitalar e uma série de outras medidas, no sentido de evitar o desabastecimento do chamado kit intubação, usado no tratamento de pacientes graves da Covid-19. Nesta madrugada, pacientes internados em um hospital público de São Paulo precisaram ser transferidos por conta de problemas no fornecimento de oxigênio.

Esteves aproveitou o momento para tranquilizar os barrenses no tocante à possibilidade de acontecer o mesmo na cidade. O prefeito relatou como dois hospitais locais começaram a produzir seu próprio oxigênio, deixando de depender do fornecimento de terceiros.

“Em fevereiro de 2017, quando tomei a decisão de intervir na administração da Santa Casa, a crise no hospital era talvez a pior de sua história. Além dos problemas financeiros e administrativos, havia uma dívida com a White Martins, que fornecia oxigênio. Já naquela época, sem a menor ideia de que enfrentaríamos uma pandemia tão grave, fizemos algo que viria a se tornar, hoje, um trunfo para salvar vidas: passamos a produzir o nosso próprio oxigênio”, contou.

Mario prosseguiu assegurando que Barra do Piraí está segura em relação ao oxigênio. “Montamos usinas de oxigênio tanto na Santa Casa quanto no Maria de Nazaré, de modo que a nossa produção é independente. Agora, neste momento extremamente delicado, com pessoas morrendo sufocadas por falta de oxigênio, nós temos essa segurança em Barra do Piraí: aqui, não vai faltar oxigênio”, finalizou.

Deixe um Comentário