Aulas preparatórias para Parlamento Juvenil são finalizadas

0

ESTADO

Terminaram hoje, 25, as aulas preparatórias para uma simulação das atividades da 13ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) que reunirá entre os dias 22 e 28 de maio, 97 jovens de todo o estado. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Essa capacitação aconteceu em regiões do estado de segunda até ontem. A primeira foi da Metropolitana, que reúne o maior número de parlamentares juvenis, na segunda-feira, no Centro do Rio. Outros encontros aconteceram em Vassouras, com estudantes do Sul Fluminense, no dia 22, Volta Redonda, com representantes do Centro-Sul, no dia 23, Itaperuna (Noroeste), no dia 24 e ontem em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense). Após as eleições dos representantes nas escolas, os candidatos passaram por uma capacitação online, onde aprenderam sobre o próprio Parlamento Juvenil e noções, normas e técnicas legislativas. Na fase preparatória, os alunos iniciam o dia com uma palestra sobre políticas públicas e os caminhos das leis, com o coordenador do PJ, ex-deputado estadual, Wanderson Nogueira. Já na parte da tarde, iniciam a escrita dos projetos de lei que defenderão na semana legislativa, com orientações de toda a técnica necessária. “Esse primeiro encontro pessoal é para todos nós muito especial. Depois da pandemia então, ganha significado ainda maior. A ansiedade dos nossos jovens é a mesma nossa. São muitas as expectativas e, claro, o senso de responsabilidade. O nosso objetivo é reforçar a cultura participativa na política e de que o parlamento juvenil é muito mais do que a semana legislativa na Alerj. É uma jornada que dura o ano todo, mas que vale para a vida inteira”, resume Wanderson Nogueira, o coordenador do PJ.

Após as capacitações, os deputados juvenis terão um prazo para inscreverem, em plataforma própria, os projetos de suas autorias, com suas respectivas defesas. Em maio, eles vão à sede da Alerj para as simulações das sessões parlamentares em que debatem seus projetos. Eles também participam de debates sobre a forma como a política e o exercício da cidadania impactam a vida da população, além de temas ligados à saúde psicológica na retomada das atividades cotidianas.

Na edição deste ano, o programa conta com o apadrinhamento da deputada Dani Monteiro (PSOL).

Deixe um Comentário