Audiência pública discutirá reformas da Igreja Matriz

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de analisar o projeto de reforma da Igreja Matriz de São Sebastião, o Conselho Municipal de Cultura realizará uma audiência pública nesta quarta-feira, 19, às 19 horas, no Palácio Barão de Guapy. De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a comissão do conselho levantou informações referentes ao assunto, e, o objetivo da audiência é ampliar o repertório da comissão e poder obter mais informações, além de ouvir a população em geral. A audiência pública contará com a presença do bispo diocesano Dom Francisco Biasin e o padre Milan, titular da Matriz.

Por se tratar de um patrimônio público, a igreja precisa de aprovação do Conselho de Cultura para que sejam realizadas as reformas. Porém, ainda não existe um inventário técnico do tombamento, que determina o que deve ou não ser tombado na igreja. São quatro procedimentos para o tombamento: a lei, a aprovação do conselho, o inventário e o registro no livro do tombo.

Segundo Marcelo Bravo, a comissão esteve presente na Igreja Matriz, para uma visita técnica. “O padre nos recebeu e mostrou para comissão o que já havia sito feito. Observamos também as rachaduras do piso, as descaracterização do interior da igreja, coisas que já tinham sido mexidas desde 1962 e as intervenções que o painel já recebeu, inclusive depois de 2015”, contou, afirmando que as informações levantadas até agora foram de técnicos e especialistas, e, a audiência é para ampliar o debate.

A comissão foi formada em uma reunião, no dia 30 de novembro, quando a Mitra Diocesana de Barra do Piraí/Volta Redonda, apresentou os projetos da obra. Ao todo são oito integrantes, quatro da sociedade civil e quatro do Poder Público.

Foram recolhidas cerca de 1000 assinaturas – Foto Fábio Guimas

CONTESTAÇÃO

Há muito tempo já vinha sendo discutidas as readequações e obras na Igreja Matriz de São Sebastião, porém, muitos fiéis eram contra a reforma, pela igreja se tratar de um patrimônio público. No 26 de novembro, foram iniciadas as obras no altar da igreja, para poder atender a lei de acessibilidade, o que gerou uma grande polêmica, pois nenhuma projeto tinha sido apresentado, até então, para o Conselho de Cultura.  Pessoas contra a reforma realizaram abaixo-assinado. De acordo com uma das lideranças da Igreja São Pedro, do bairro Cotiara, Anderson Nunes, foram arrecadadas 950 assinaturas para entregar ao padre Milan.

Apesar das obras terem sido paralisadas para aguardar a decisão do conselho, a Igreja Matriz está realizando missas aos domingos.

JUSTIFICATIVA

Na reunião do dia 30, estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre elas o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, padre Milan, titular da Matriz, e representantes da comunidade. Na reunião, o bispo admitiu que teve uma precipitação ao iniciarem as primeiras obras necessárias, sem discutir melhor com a comunidade católica, mas o intuito foi adequar a uma orientação litúrgica do Vaticano e também cumprir a Lei da Acessibilidade. Foi esclarecido ainda que o altar seria reformado, mas o painel atual continuaria existindo, apenas com um novo posto à frente.

 

Deixe um Comentário